Chocapalha: Visitas e provas em registo familiar

Há 10 anos, uma adega de linhas direitas foi erguida na paisagem vinhateira de Alenquer, fundindo-se com a natureza. Em 2013, a Quinta de Chocapalha, na região dos vinhos de Lisboa, estreava a adega de design, concebida para passar despercebida, pelo arquiteto João Pedro Serôdio. Hoje, o projeto que há data era inovador continua a ser o porta-estandarte do enoturismo da propriedade familiar.

Aqui, os programas de enoturismo são desenhados ao detalhe, tendo todos eles uma forte componente familiar: a matriarca da família, Alice Tavares da Silva, é, por norma, a anfitriã de serviço. A ela cabe-lhe a responsabilidade de receber os curiosos e apresentar a propriedade situada a 45 quilómetros a norte de Lisboa. 

Ao todo, existem quatro programas de enoturismo, a começar pelo ‘Discovering Chocapalha’, que inclui uma visita e a prova de três vinhos; em ‘Wine lover Chocapalha’, além da prova comentada, que inclui um topo de gama da casa e harmonização com charcutaria local, é possível conhecer as vinhas, a adega e a sala das barricas na companhia de um membro da família; já o programa ‘Terroir of Chocapalha’ é bastante idêntico ao anterior, ainda que a prova tenha em conta quatro vinhos, incluindo dois topos de gama ao invés de apenas um.

A pensar nos vinhos gastronómicos que aqui são produzidos – estando a enologia a cargo da enóloga Sandra Tavares da Silva, uma das filhas do casal fundador da Quinta de Chocapalha -, também é possível saborear as referências da casa à mesa, na companhia de sabores capazes de elevar os vinhos em prova. A experiência ‘Wine lunch na Quinta de Chocapalha’ é privada e preparada de maneira a encher as medidas de todos os amantes de vinhos, sejam eles peritos ou iniciantes neste universo tão particular. O almoço inclui entrada, prato principal, sobremesa e café ou chá, e é harmonizado com um total de quatro vinhos (o menu é enviado com antecedência e o almoço é precedido de uma visita guiada à quinta). 

A par de provas e visitas, conhecer a propriedade é também descobrir a história do ex-comandante da armada que trocou o mar pela terra assim que encontrou a atual quinta, onde mais tarde viria a produzir os vinhos que já se tornaram parte da história dos vinhos da região.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.