Mensagem da Presidente

Caros Associados,

A APENO é a primeira associação portuguesa dedicada exclusivamente ao Enoturismo.

A nossa estratégia pretende dar expressão ao Enoturismo em Portugal. Queremos afirmá-lo como um sector de relevo na economia portuguesa, fomentar a sua internacionalização e torná-lo numa referência a nível mundial.
Desde há muitos anos ligada profissionalmente ao mundo do vinho e do Enoturismo, encarei este desafio com um forte sentido de missão.

Para alcançar o nosso objectivo, rodeei-me de uma equipa altamente profissional e qualificada, para me apoiarem nesta tarefa através das suas valências de gestão, formação, marketing, comunicação, novas tecnologias, entre outras. Queremos actuar nas mais diversas áreas e promover o Enoturismo de uma forma complementar ao que já se faz. Queremos fazer sobressair Portugal através de uma estratégia criativa e arejada. Mas, acima de tudo, seremos a voz que defende os interesses do sector perante empresas privadas, assim como organismos públicos e o governo.

Vamos representar o Enoturismo português com a dignidade que merece. Vamos defender diversas medidas nas áreas do emprego, do investimento e da fiscalidade, e ainda da formação, tão essencial para saber receber bem. Para rematar, contamos ainda desenvolver um vasto plano de actividades, que engloba diversos eventos de forma a criar visibilidade e dinâmica para o sector. Vamos ser o braço direito de quem se dedica ao Enoturismo. Associe-se a nós, porque só juntos, seremos mais fortes.

Maria João de Almeida

Visão

Concretizar o potencial de Portugal para o desenvolvimento sustentável do Enoturismo, de forma a posicionar-se como uma referência internacional.

Missão

Dar expressão ao Enoturismo em Portugal, envolvendo toda a cadeia de valor, afirmando-o como um sector de relevo na economia portuguesa e fomentando a sua internacionalização.

Uma estratégia para o Enoturismo de Portugal

  • Criámos assim uma associação de Enoturismo que se pretende dinâmica, criativa e inovadora, e ao mesmo tempo inspiradora e uma referência a nível nacional e internacional.
  • O Enoturista está no centro da construção da nossa estratégia. Mais do que um consumidor de vinhos, o Enoturista é alguém que se interessa pela produção, cultura e tradições locais. É através do Enoturismo que vai conhecer a riqueza turística de Portugal, contribuindo assim para as receitas do turismo nacional.
  • A estratégia para o Enoturismo em Portugal assenta em 6 blocos fundamentais de acção que enquadram os seus Objectivos e Programa de Actividades.
  • OFERTA

    Reconhecer e promover a inovação na oferta integrada do Enoturismo, desenvolvendo parcerias e divulgando as melhores práticas.

  • TERRITÓRIO

    Compreender e representar os agentes nacionais do Enoturismo, na sua diversidade, valorizando as características territoriais, numa rede integrada de roteiros e experiências.

  • IDENTIDADE

    Construir uma identidade para o Enoturismo, formalizando, sistematizando e certificando o sector em Portugal.

  • PESSOAS

    Promover a formação aos agentes de Enoturismo em conhecimento técnico nas diversas áreas (vinho, hotelaria, turismo, gastronomia, cultura, história, …)

  • SERVIÇOS

    Criar um gabinete de apoio ao associado na construção de novos enoturismos ou na definição de estratégias mais eficazes para projectos já estabelecidos.

  • PROMOÇÃO

    Criar uma marca para exploração do valor sinergético das actividades associadas ao Enoturismo, com foco na divulgação nacional e internacional. Promover o Enoturismo Português com base na valorização cruzada da oferta, junto de promotores de grande reputação. Criar procura para o Enoturismo, criando e divulgando acções criativas e inovadoras.

Proximidade com o Associado

A APENO terá Representantes Regionais em todas as regiões do país, facilitando assim a comunicação entre a Associação e os seus Associados. Deste modo, através destes representantes, a APENO sentirá melhor os problemas do sector a nível local, podendo actuar com maior brevidade na sua resolução

Pretendemos:

  • Ser a rede de partilha entre os Associados em que todos têm voz ativa e participam com ideias a bem do setor.
  • Ser a defesa dos interesses do sector perante empresas privadas, assim como organismos públicos e o governo.
  • Sermos uma voz institucional dinâmica e empreendedora que represente o enoturismo português em eventos nacionais e internacionais.

Programa de Actividades

Estatutos|Regulamentos