Órgãos Sociais

Os órgãos sociais da APENO são compostos por uma equipa de profissionais das mais diversas áreas (Financeira, Jurídica, Novas Tecnologias, Comunicação e Marketing) preparada para apoiar os enoturismos nacionais a dar respostas eficazes que contribuam para a evolução do sector.

Maria João de Almeida

Maria João de Almeida

Presidente

Maria João de Almeida fez carreira no jornalismo, tendo-se especializado em vinho e Enoturismo. Actualmente é consultora e wine writer nas duas áreas. Desenhou o programa da primeira Pós-graduação de Marketing de Enoturismo em Portugal (na Universidade Lusófona, onde também leccionou); fez o primeiro Guia de Enoturismo em Portugal (vencedor do Melhor Livro de Enoturismo do Mundo nos Gourmand Awards); filmou a primeira série de programas sobre Enoturismo para bordo dos aviões da TAP; e colabora com a agência de viagens Madeira Connection na organização de viagens de enoturismo. É uma das fundadoras e Presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020).

Pedro Mira Vaz

Pedro Mira Vaz

Vice - Presidente

Pedro Mira Vaz é consultor e empreendedor com um histórico de diversas funções directivas na banca, tendo liderado tanto a área de pagamentos (acquiring) como a área de inovação/canais directos. Tem também experiência sólida como board member de um grupo industrial multinacional, participando da gestão e da estratégia global da organização. A sua formação de base em engenharia eletrotécnica, com foco na inteligência artificial, deu-lhe boas competências em modelização e resolução de problemas complexos, com fortes conhecimentos de tecnologia e análise de comportamento. É um dos fundadores da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) onde é Vice-Presidente e um dos responsáveis pela gestão da associação e pela área das novas tecnologias.

Luís Sá Souto

Luís Sá Souto

Vice - Presidente

Luís Sá Souto é economista, tendo ao longo da sua carreira exercido funções de direcção financeira em diversas empresas. Foi também professor universitário e tem grande experiência associativa. Destaca-se a presidência da Direcção Sul da APM (Associação Portuguesa de Management) e o cargo de tesoureiro da Direcção Nacional da mesma instituição. Foi também consultor da APAF (Associação Portuguesa de Analistas Financeiros); da APG (Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas); e da AEP (Associação Empresarial Portuense), entre outras. É consultor financeiro de diversas empresas nacionais e internacionais. É um dos fundadores da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) onde é Vice-Presidente e um dos responsáveis pela gestão da associação.

Bruno Braga da Cruz

Bruno Braga da Cruz

Presidente da Mesa da Assembleia-Geral

Bruno Braga da Cruz é advogado e sócio da Braga da Cruz, Pinto Bastos & Associados - Sociedade de Advogados. Ao longo dos anos tem centrado a sua prática nas áreas do direito comercial e propriedade intelectual, sendo AOPI (Agente Oficial da Propriedade Industrial) e Mandatário junto do EUIPO (Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia). É um dos fundadores da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) onde além de Presidente da Mesa da Assembleia-Geral é responsável por todas as questões jurídicas da associação.

Paulo Abreu Branco

Paulo Abreu Branco

Secretário da Assembleia Geral

Paulo Branco é executivo com experiência sólida nas áreas de gestão e marketing, tendo a sua carreira passado pelos sectores têxtil, cosmética e turismo. Inconformista e criativo por natureza, procura sempre novas ideias que façam a diferença. É, também, um grande apreciador de vinhos, sendo detentor do nível II do WSET -Wine & Spirit Education Trust. É um dos fundadores da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) onde é Secretário da Assembleia Geral. Além de apoiar na gestão da associação, a sua responsabilidade passa pela área da Comunicação e Marketing e por dar visibilidade ao Enoturismo português através de projetos e eventos inovadores.

Maria Melícias

Maria Melícias

Secretária da Assembreia Geral

Maria Melícias é historiadora de formação mas toda a sua carreira profissional passou pela área organizacional em diversas empresas. Tem sólida experiência administrativa em funções técnicas de assessoria, gestão contabilística, gestão de contratos, secretariado e de organização de eventos. Na área da saúde foi responsável pela organização de simposiums e encontros clínicos e pela implementação de cursos internacionais de pós-graduação e de certificação médica, em diversas especializações. É uma das fundadoras da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) onde é Secretária da Assembleia Geral. Metódica, dinâmica e organizada, tem à sua responsabilidade o apoio administrativo da associação, incluindo a organização de eventos inovadores.

Rui Menezes

Rui Menezes

Presidente do Conselho Fiscal

Rui Menezes é contabilista certificado, com uma carteira de clientes empresariais que desenvolvem as suas actividades nas mais diversas áreas de negócio. É, ainda, formador e consultor na área da Contabilidade, Gestão Financeira, Fiscalidade e Recuperação de Empresas, tendo integrado equipas multidisciplinares de formação/consultoria no âmbito de programas de apoio às PME ́s, no continente (Academia PME -IAPMEI, POPH e QREN) e nos Açores (InsightGEST e InPME-Turismo). Foi Director Financeiro de uma empresa cuja área de actividade se insere na construção e exploração de empreendimentos imobiliários no Porto e em Vilamoura, e de uma empresa de cosméticos líder de mercado em Portugal. É um dos fundadores da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) onde é Presidente do Conselho Fiscal.

Duarte Cardoso

Duarte Cardoso

Secretário do Conselho Fiscal

Duarte Cardoso tem uma larga experiência em projetos de média e grande dimensão na área de engenharia, liderando equipas multidisciplinares com uma visão pragmática, levando os projetos a bom porto. Pelas empresas por onde passou investe sempre numa postura sólida e rigorosa, fundamental para alcançar objetivos bem definidos. Nos últimos anos aceitou o desafio de liderar uma empresa que se dedica a promover de forma inovadora e criativa o nosso país, através da edição de livros e guias relacionados com gastronomia, vinho e Enoturismo, entre outros projetos editoriais inseridos dentro das mesmas temáticas. É um dos fundadores da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) onde é secretário do Conselho Fiscal e terá a seu cargo a idealização e produção de materiais criativos e inovadores que sirvam os interesses dos associados da APENO.

Salvador Salazar Leite

Salvador Salazar Leite

Secretário do Conselho Fiscal

Salvador Salazar Leite, economista com experiência na banca, tem um percurso transversal que passa pela área comercial, mercados financeiros, planeamento e Research onde colaborou na caracterização regional portuguesa e na internacionalização das empresas portuguesas com principal foco no sector agrícola e florestal. Atualmente integra o departamento de marketing e dinamização comercial de um dos principais bancos nacionais. A par da sua atividade profissional, é um apaixonado por vinhos e consultor financeiro de vários produtores e distribuidores. É detentor do nível II do WSET -Wine & Spirit Education Trust e um dos fundadores da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) onde é Secretário do Conselho Fiscal. Terá a seu cargo o apoio ao gabinete de serviços ao associado na área de Comunicação e Marketing e a conceção da bolsa de emprego de Enoturismo.