Órgãos Sociais

Os órgãos sociais da APENO são compostos por uma equipa de profissionais das mais diversas áreas (Financeira, Jurídica, Novas Tecnologias, Comunicação e Marketing) preparada para apoiar os enoturismos nacionais a dar respostas eficazes que contribuam para a evolução do sector.

Maria João de Almeida

Maria João de Almeida

Presidente

Maria João de Almeida fez carreira no jornalismo, tendo-se especializado em vinho e Enoturismo. Actualmente é consultora e wine writer nas duas áreas. Desenhou o programa da primeira Pós-graduação de Marketing de Enoturismo em Portugal (na Universidade Lusófona, onde também leccionou); fez o primeiro Guia de Enoturismo em Portugal (vencedor do Melhor Livro de Enoturismo do Mundo nos Gourmand Awards); filmou a primeira série de programas sobre Enoturismo para bordo dos aviões da TAP; e colabora com a agência de viagens Madeira Connection na organização de viagens de enoturismo. É uma das fundadoras e Presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) e Delegada de Portugal na OMET - Organização Mundial de Enoturismo.

Salvador Salazar Leite

Salvador Salazar Leite

Vice - Presidente

Salvador Salazar Leite, economista com experiência na banca, tem um percurso transversal que passa pela área comercial, mercados financeiros, planeamento e Research onde colaborou na caracterização regional portuguesa e na internacionalização das empresas portuguesas com principal foco no sector agrícola e florestal. Atualmente integra o departamento de marketing e dinamização comercial de um dos principais bancos nacionais. A par da sua atividade profissional, é um apaixonado por vinhos e consultor financeiro de vários produtores e distribuidores. É detentor do nível II do WSET -Wine & Spirit Education Trust e um dos fundadores da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) onde é Vice-Presidente. Terá a seu cargo o apoio ao gabinete de serviços ao associado na área de Comunicação e Marketing e a bolsa de emprego de Enoturismo.

Luís Sá Souto

Luís Sá Souto

Vice - Presidente

Luís Sá Souto é economista, tendo ao longo da sua carreira exercido funções de direcção financeira em diversas empresas. Foi também professor universitário e tem grande experiência associativa. Destaca-se a presidência da Direcção Sul da APM (Associação Portuguesa de Management) e o cargo de tesoureiro da Direcção Nacional da mesma instituição. Foi também consultor da APAF (Associação Portuguesa de Analistas Financeiros); da APG (Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas); e da AEP (Associação Empresarial Portuense), entre outras. É consultor financeiro de diversas empresas nacionais e internacionais. É um dos fundadores da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) onde é Vice-Presidente e um dos responsáveis pela gestão da associação.

João Cavaleiro Ferreira

João Cavaleiro Ferreira

Presidente da Mesa da Assembleia-Geral

João Cavaleiro Ferreira é advogado e tem duas pós-graduações, a primeira em Direito do Turismo pela Faculdade de Direito de Lisboa, e a outra em Direção Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre. Frequentou também um mestrado em Ciências Gastronómicas, uma parceria entre o Instituto Superior de Agronomia e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova. É Vogal Efectivo da Entidade Regional de Turismo do Alentejo; Vogal do Grupo de Sector do Alojamento da AHRESP e Presidente da Delegação da AHRESP para o Alentejo. Em representação da Confederação do Turismo Português é Conselheiro no Conselho Regional da CCDR Alentejo, no IEPF e na Região Hidrográfica do Alentejo. É gestor de um Turismo de Habitação, classificado como Monumento de Interesse Público, em Borba. Na APENO é o Presidente da Mesa da Assembleia-Geral.

Luís Miguel Viana

Luís Miguel Viana

Secretário da Assembleia Geral

Luís Miguel Viana é ex-jornalista, enófilo, formado em Filosofia pela Faculdade de Letras de Coimbra e actual partner na agência de comunicação Valor de Fundo, em Lisboa. Do seu vasto curriculum consta a passagem por alguns dos mais reconhecidos meios de comunicação nacionais, o que muito contribuiu para a sua vasta experiência nas mais diversas áreas. Foi Sub-Director e Redactor Principal do Jornal Público, Sub-Director do Diário Económico, Redactor Principal do Diário de Notícias e Director de informação da Agência Lusa. É um apaixonado por vinhos, conhecedor e provador, amigo da boa mesa e um enoturista convicto. Na APENO, Luís Miguel Viana ocupa o cargo de Secretário da Assembleia Geral.

Maria Melícias

Maria Melícias

Secretária da Assembreia Geral

Maria Melícias é historiadora de formação mas toda a sua carreira profissional passou pela área organizacional em diversas empresas. Tem sólida experiência administrativa em funções técnicas de assessoria, gestão contabilística, gestão de contratos, secretariado e de organização de eventos. Na área da saúde foi responsável pela organização de simposiums e encontros clínicos e pela implementação de cursos internacionais de pós-graduação e de certificação médica, em diversas especializações. É uma das fundadoras da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) onde é Secretária da Assembleia Geral. Metódica, dinâmica e organizada, tem à sua responsabilidade o apoio administrativo da associação, incluindo a organização de eventos inovadores.

Rui Menezes

Rui Menezes

Presidente do Conselho Fiscal

Rui Menezes é contabilista certificado, com uma carteira de clientes empresariais que desenvolvem as suas actividades nas mais diversas áreas de negócio. É, ainda, formador e consultor na área da Contabilidade, Gestão Financeira, Fiscalidade e Recuperação de Empresas, tendo integrado equipas multidisciplinares de formação/consultoria no âmbito de programas de apoio às PME ́s, no continente (Academia PME -IAPMEI, POPH e QREN) e nos Açores (InsightGEST e InPME-Turismo). Foi Director Financeiro de uma empresa cuja área de actividade se insere na construção e exploração de empreendimentos imobiliários no Porto e em Vilamoura, e de uma empresa de cosméticos líder de mercado em Portugal. É um dos fundadores da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) onde é Presidente do Conselho Fiscal.

Duarte Cardoso

Duarte Cardoso

Secretário do Conselho Fiscal

Duarte Cardoso tem uma larga experiência em projetos de média e grande dimensão na área de engenharia, liderando equipas multidisciplinares com uma visão pragmática, levando os projetos a bom porto. Pelas empresas por onde passou investe sempre numa postura sólida e rigorosa, fundamental para alcançar objetivos bem definidos. Nos últimos anos aceitou o desafio de liderar uma empresa que se dedica a promover de forma inovadora e criativa o nosso país, através da edição de livros e guias relacionados com gastronomia, vinho e Enoturismo, entre outros projetos editoriais inseridos dentro das mesmas temáticas. É um dos fundadores da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) onde é secretário do Conselho Fiscal e terá a seu cargo a idealização e produção de materiais criativos e inovadores que sirvam os interesses dos associados da APENO.

Rui Nobre

Rui Nobre

Secretário do Conselho Fiscal

Rui Nobre é licenciado em Gestão de Empresas Turísticas pelo INP e conta com uma vasta experiência de mais de 30 anos no sector do Turismo. Tirou, ainda, cursos complementares de Marketing e Animação Turística, de Património Vitivinícola e de Património Gastronómico Regional Português. Durante o seu percurso profissional trabalhou em agências que lhe permitiram viajar pelo mundo e perceber a realidade de cada cultura. Além disso, aprofundou a área das viagens temáticas, sendo hoje especializado na organização das mesmas. Assim, desde 2004, organiza circuitos sobre Literatura, História, Arte, Arquitetura, Cinema, Vinho e Azeite em parceria com o Grémio Literário, Centro Nacional de Cultura, Grupo de Amigos do Museu de Arte Antiga, Museu Nacional dos Coches, Misericórdia de Lisboa, Fundação Serralves entre outras instituições. Na APENO é Secretário do Conselho Fiscal e também director de Enoturismo.