Porta 6 aposta no mercado nacional pela mão da Vinalda

O Porta 6, da Região de Lisboa, tornou-se num case study ao liderar as vendas nacionais em vários países, sendo, nomeadamente, o vinho tinto português mais vendido no Reino Unido (e o terceiro europeu) e no Canadá, estando no top 5 de vendas dos vinhos nacionais no Brasil e um caso de sucesso também na Suécia e nos Estados Unidos. No entanto, é um vinho com vendas ainda pouco significativas em Portugal.
«O Porta 6 é o vinho Tinto nacional que mais vende fora de Portugal. A estratégia da Vidigal Wines foi sempre de internacionalização sem olhar muito para o mercado português. Para o grupo Abegoaria está na hora de apostar no nosso mercado, porque não faz sentido ter um vinho que é um caso de sucesso lá fora que vende muito pouco em Portugal», diz o CEO do grupo Abegoaria. Manuel Bio salienta que «esse é o principal objetivo desta parceria com a Vinalda: que o Porta 6 seja, no nosso País, o mesmo caso de sucesso que temos no resto do mundo. Que seja o vinho líder do mercado, nacional e internacional».
O diretor-geral da mais antiga distribuidora nacional de bebidas alcoólicas, que comemorou 75 Anos em 2022, afirma que «a Vinalda aceitou, com muito gosto, este grande desafio de transformar este caso de sucesso e até case study em vários países, num líder também no mercado nacional». José Espírito Santo frisa que «vamos começar por apostar mais nas regiões fortes em turismo, uma vez que os estrangeiros já conhecem e bebem este vinho nos seus países de origem, mas também queremos ‘apresentar’ este vinho de sucesso aos consumidores portugueses».
Para Manuel Bio «o sucesso do Porta 6 deve-se à sua consistência e à relação qualidade/preço. Ao facto de entregar, claramente, mais do que as pessoas pagam por ele. É um vinho que quando o consumidor prova, aprova».
Os vinhos Porta 6 são elaborados com uvas da Região de Lisboa, pela equipa orientada pelo reconhecido enólogo António Ventura. «O Porta 6 Tinto é um vinho desenhado para o consumidor, fomos ver o que o consumidor gosta e partimos daí para fazer este vinho, só de castas nacionais, que é frutado, suave e fresco, um vinho que não nos cansamos de beber», explica Mauro Azóia, um dos enólogos residentes da Vidigal Wines.
O rótulo do Porta 6 foi inspirado na icónica carreira do 28. Feito com base numa obra do artista plástico alemão Hauke Vagt, residente em Alfama, há mais de 20 anos, mostra a imagem do elétrico amarelo a passar numa das esquinas de um dos bairros tradicionais da capital portuguesa. É um rótulo descontraído, que retrata a vida de uma cidade humana, cosmopolita, com muitas histórias inspiradoras.

Sobre a Vinalda: Fundada em 1947, a Vinalda é a mais antiga distribuidora nacional de bebidas alcoólicas, tendo começado por importar prestigiadas marcas internacionais. Aos 75 anos, a empresa demonstra uma cultura de inovação, ambição e dinâmica, representando um mix de marcas icónicas e emergentes que constituem o mais completo catálogo de bebidas premium para todos os canais no território nacional e apostando também na exportação para mais de 30 mercados. O portefólio atual contém vinhos de quase todas as regiões nacionais, perfis e segmentos, além de Espanha e Itália. A empresa distribui também espirituosas nacionais e internacionais, numa carteira que inclui ainda cervejas artesanais, águas minerais e azeites. Contando com dezenas de parceiros de distribuição em todas as regiões do País e cerca de 40 colaboradores, leva até ao consumidor, em cada marca que representa, todo o know-how que lhe permite sugerir, inovar e, acima de tudo, surpreender.

Singular 2021 já no mercado

A colheita de 2021 do vinho Singular Quinta de Santa Teresa, produzido pela A&D Wines, acaba de chegar ao mercado. Um blend assinado pelo enólogo Fernando Moura, que procura através das várias castas presentes na Quinta de Santa Teresa transmitir e afinar o caráter da respetiva colheita. Das castas que entram para este vinho destacam-se a Avesso, Arinto, Malvasia Fina, Alvarinho e outras variedades provenientes de vinhas velhas em field blend. Ainda, uma pequena parte do lote fermenta e estagia em barrica.
Do Singular 2021 resulta um vinho com um excelente potencial gastronómico, capacidade de envelhecimento e cujo perfil vai beneficiando com o estágio em garrafa, mesmo que já esteja pronto a beber. De perfil aromático, o Singular Quinta de Santa Teresa 2021 revela notas a frutos secos, algum fumado e fundo vegetal. Na boca, evidencia um corpo estruturado com boa acidez, frescura e mineralidade. Possui aromas de fruta de caroço e pimenta branca e um final de boca persistente.
No que toca à vinificação as uvas são recebidas na adega em caixas de 24kgs para serem selecionadas e submetidas a desengace, maceração pelicular e prensagem pneumática suave. A fermentação do mosto é realizada maioritariamente em cubas de inox a baixa temperatura e cerca de 15% fermenta em barricas de madeira.
Um vinho presente nas melhores garrafeiras do país e também na loja / Enoturismo da A&D Wines.

Namore toda a semana no Mind The Glass

Como todos os dias são bons para namorar, o Mind The Glass resolveu celebrar o Dia de São Valentim durante uma semana, de 14 a 18 de fevereiro. Chamaram-lhe a Semana dos Enamorados e criaram um menu especial ao jantar para celebrar o amor com a sua cara-metade. Quem reservar o Menu Especial neste espaço na Praça de Gomes Teixeira, a conhecida ‘Praça dos Leões’, no Porto, será recebido com o Cocktail Enamorados, para se preparar para este menu especialmente pensado para desfrutar a dois.

No Dia dos Namorados, terça-feira 14 de fevereiro, o espaço preparou um Jantar de São Valentim, com 3 momentos de degustação, que termina com o icónico cocktail Porn Star Martini.

Pode ver o Menu Especial da Semana dos Enamorados e o Menu do Jantar de S. Valentim aqui: https://menus.mindtheglass.pt/

As reservas para o Jantar de S. Valentim ou para o Menu Especial da Semana dos Enamorados podem ser feitas para o email reservas@mindtheglass.pt ou para o Telm.  913 093 932.

Colecção Privada DSF Moscatel Roxo Superior 2007: a elegância de uma casta excepcional

A colheita de 2007 do generoso Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo Superior chegou ao mercado. Além de refletir a paixão, o espírito criativo e a dedicação de Domingos Soares Franco, tal como todas as referências desta gama, este vinho é a expressão da elegância de uma casta excepcional. 

Com origem em solos argilo-calcários, as uvas de Moscatel Roxo usadas para a produção deste generoso sofrem uma paragem da fermentação com aguardente vínica, durante o processo de vinificação, ficando as películas em maceração até fevereiro/março do ano seguinte. Depois de envelhecer em cascos de madeira usada, o Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo Superior 2007 não evolui em garrafa após o seu engarrafamento. Para a sua conservação, deverá ser guardado numa temperatura ambiente de 12.º C e com uma humidade de 60%. 

O seu poder de envelhecimento é prolongado e poderá ser apreciado como aperitivo a uma temperatura de 10.º C ou como vinho de sobremesa, a 16.ºC. De cor âmbar brilhante, revela aromas a frutos secos, avelã, amêndoa torrada e algum floral muito subtil de rosas brancas. Com um paladar muito elegante, onde o equilíbrio entre a doçura e a acidez é notório, este Moscatel Roxo termina com uma agradável sensação de volume e longevidade. 

Colecção Privada DSF Moscatel Roxo Superior 2007 | 750 ml– P.V.P. Recomendado com IVA €28. À venda em garrafeiras seleccionadas e também no Enoturismo / Casa Mãe da José Maria da Fonseca, em Azeitão.

Grupo Symington idealiza programas para namorados e solteiros no Dia de São Valentim

É já na próxima semana que se celebra o dia de São Valentim. Se para muitos é um dia para celebrar o amor, para outros é o momento ideal para celebrar a liberdade de estar solteiro. A pensar nisso mesmo, as Caves Cockburn’s, em Vila Nova de Gaia, programaram o escape perfeito para não terem de conviver com os casais apaixonados, no dia 14 de fevereiro. «Heartache & Vine» inclui a degustação de um cocktail – feito a partir de vinhos do Porto Cockburn’s –, e um Cockburn’s Special Reserve, acompanhados de batatas fritas e queijo. A experiência tem o valor de 15 euros por pessoa e, quem sabe, durante  a iniciativa os participantes podem ainda conhecer uma pessoa especial?

Já para quem procura assinalar o Dia dos Namoradas de forma mais tradicional, mas ao mesmo tempo requintada e romântica, as Caves Graham’s – que pertencem à família Symington, tal como as Caves Cockburn’s – apresentam um serão que engloba a prova partilhada de quatro vinhos (Graham’s Crusted, Graham’s 10 Anos, Graham’s Blend Nº12, Graham’s Six Grapes), harmonizados com tábua de queijo, bombom e trufa de chocolate. A degustação tem o valor de 30 euros por casal e é possível reservar previamente pelos contactos do Centro de Visitas (grahams@grahamsportlodge.com; 223 776 490).

Rota dos Vinhos do Tejo inaugura loja(s) e lança novo site

A Rota dos Vinhos do Tejo dá as boas-vindas ao novo ano com o anúncio de novidades: a abertura da sua loja física, que aconteceu ainda em finais de dezembro de 2022, e o lançamento de um novo site, no endereço www.rotadosvinhosdotejo.pt, e com destaque para uma loja online, onde vão estar à venda Vinhos do Tejo, alguns outros produtos da região e pacotes com ofertas de Enoturismo, tendo sempre em conta o universo dos associados da Rota e não a totalidade dos agentes económicos da região. 

O espaço da Rota dos Vinhos do Tejo fica no piso 0 das instalações da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, situada na Rua de Coruche, 85, em Almeirim, estando aberto de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Com cerca de 25m², não é um espaço muito grande, mas é amplo e tem uma decoração moderna e eficaz , já que foi projectado numa óptica de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. À venda nas lojas, física e on-line, estão, naturalmente, Vinhos do Tejo, estando a selecção a cargo dos próprios produtores, mas também alguns produtos, essencialmente, gastronómicos – azeite da Companhia das Lezírias; doces da Quinta do Côro; picante Mondega; produtos da Loja do Sal, como sal, flor de sal, flor de sal e vinho tinto, tempero para carne e tempero para peixe – e merchandising dos Vinhos do Tejo. A oferta vínica contempla mais de 20 produtores da região (consultar lista abaixo), cujos vinhos são vendidos à unidade, à caixa ou em packs especiais, com oferta multiproduto(r), como foi o caso dos que foram criados por ocasião do Natal. No futuro, o espaço da Rota vai ser palco de pequenos eventos, como provas comentadas, lançamento de vinhos, entre outras iniciativas. 

O lançamento de um novo site para a Rota vem aumentar a proximidade com o consumidor e reforçar a aposta da promoção desta região no enoturismo, com o objectivo de despertar a curiosidade em conhecer a região, através das suas mais variadas valências – produção de vinho, património arquitectónico, proximidade com a natureza e cultura gastronómica. Em www.rotadosvinhosdotejo.pté possível partir à descoberta da região dos Vinhos do Tejo, coleccionando dicas essenciais para bons roteiros: terras, locais e pontos de interesse a conhecer, onde dormir, onde comer, que vinhos provar e que produtores visitar. Aqui, é também possível ficar a conhecer a Tejo Wine Route 118, produto de enoturismo criado em 2021 e que se traduz numa rota desenhada em torno dos cerca de 150 km da Estrada Nacional 118 que atravessam a região dos Vinhos do Tejo, na margem esquerda do rio, ao longo de sete concelhos (Abrantes, Constância, Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Salvaterra de Magos e Benavente). Na Tejo Wine Route 118 são 14 os produtores com portas abertas, para todos os que os queiram visitar, e realizar provas de vinhos, visitas a adegas e experiências enoturísticas.

ROTA DOS VINHOS DO TEJO 

Lista de Produtores com Vinhos na Loja (por enquanto)

  1. Adega de Almeirim
  2. Adega do Cartaxo
  3. Agro-Batoréu
  4. Canto do Marquês
  5. Casa Paciência
  6. Casal da Coelheira
  7. Casal das Freiras
  8. Companhia das Lezírias
  9. Encosta do Sobral by Santos & Seixo
  10. Enoport Wines
  11. Falua
  12. Herdade dos Templários
  13. João M. Barbosa Wines
  14. Quinta de Santo André
  15. Nova Sociedade Agrícola Mouchão do Inglês II
  16. Quinta da Alorna
  17. Quinta da Atela
  18. Quinta da Badula
  19. Quinta da Lagoalva
  20. Quinta da Lapa
  21. Quinta da Ribeirinha
  22. Quinta do Casal Branco
  23. Quinta do Côro
  24. Solar dos Loendros
  25. Vinhos Franco

Rota dos Vinhos do Tejo

Morada: Rua de Coruche, 85, 2080-094 Almeirim

Contactos: Tel.: 243 309 400 // Tlm.: 919 598 359 // E-mail: rota@vinhosdotejo.pt

Horário: Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Enoturismo da Lavradores de Feitoria distinguido no  Best of Wine Tourism 2023 

Com apenas seis meses, a Lavradores de Feitoria acaba de ver o seu projecto de enoturismo distinguido pelo Best Of Wine Tourism 2023, concurso promovido pela plataforma Great Wine Capitals em onze das mais prestigiadas regiões vitivinícolas do Mundo – Adelaide (Austrália); Bilbau-Rioja (Espanha); Bordéus (França); Cidade do Cabo e Cabo Winelands (África do Sul); Lausanne (Suíça); Mainz-Rheinhessen (Alemanha); Mendoza (Argentina); Porto (Portugal); São Francisco-Napa Valley (EUA); Valparaíso-Casablanca Valley (Chile); e Verona (Itália) –  com o objectivo claro de premiar a inovação e a excelência. 

Anualmente, são seis as categorias avaliadas, primeiro no âmbito regional, e depois mundial. Portugal é representado pelo Porto, com candidatos de um cluster das regiões Douro/Porto e Vinhos Verdes, e a Lavradores de Feitoria foi consagrada vencedora na categoria de ‘serviços de enoturismo’. Segue agora para o escrutínio mundial, em dose dupla: com o anúncio do vencedor global a 3 de Novembro, em Mendonza, na Argentina; e com a realização do Best Of Wine Tourims 2023 – People’s Choice Awards, onde o público elege os seus favoritos, numa votação que decorre on-line, no site das Great Wine Capitals, entre os dias 7 e 21 de Novembro.

Com 22 anos de existência, só em Abril deste ano é que o produtor de vinhos do Douro Lavradores de Feitoria abriu oficialmente as portas ao enoturismo. Isto depois de inaugurada a sua nova sede, adega, centro de visitas e loja de vinhos em plena Quinta do Medronheiro, em Sabrosa. De destacar que a Lavradores de Feitoria é um ‘consórcio’ de 16 produtores, proprietários de 20 quintas e mais de 600 hectares de vinhas estrategicamente espalhadas pelas três sub-regiões durienses – Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior. 

Olga Martins, CEO da Lavradores de Feitoria, reage a esta distinção em nome de toda a equipa, sem a qual nada disto seria possível: «É com grande entusiasmo e orgulho que recebemos este prémio, uma vez que abrimos portas ao enoturismo há apenas seis meses. A estrutura, a equipa e os procedimentos estão cimentados e a adesão tem sido muito gratificante. O nosso objetivo é proporcionar experiências únicas a quem nos visita, homenageando assim o Douro, a mais antiga região demarcada do Mundo. O reconhecimento de termos a Lavradores de Feitoria no site das Great Wine Capitals, como um dos projetos de enoturismo de referência a nível mundial, só nos dá motivação para continuarmos a trabalhar no caminho da excelência». 

Embora com quintas espalhadas pelas três sub-regiões do Douro, a operação de enoturismo da Lavradores de Feitoria está localizada na Quinta do Medronheiro, situada na Estrada Nacional 323, n.º 10, em Sabrosa. É ali, numa área de 8 hectares, que estão instalados 6,5 ha de vinhas, em modo de produção biológico, a sede, a adega e o centro de visitas e loja de vinhos. Aqui, todos os que queiram visitar o Douro, vão ficar a conhecer a região vinhateira, assim como a história e os vinhos da Lavradores de Feitoria, através de uma visita guiada e provas comentadas. Podem também adquirir os vinhos e alguns livros e acessórios, in loco, na loja. Aqui, o enoturismo é um espaço em que se privilegia o contacto personalizado, feito por Eduardo Ferreira, um host da terra, profundo conhecedor do que é o Douro e o métier de receber e de contar histórias, da vinha ao vinho. 

Da oferta do enoturismo fazem parte a Visita Guiada, que começa na vinha e termina na sala de provas, passando pelos meandros da adega, desde o centro de vinificação, sala de barricas, garrafeira e linha de engarrafamento. Tem um valor de €10,00, que pode reduzir-se a metade, no caso de adicionar uma prova de vinhos. Caso isso aconteça, no binómio Visita Guiada & Prova de Vinhos, a Lavradores de Feitoria tem cinco opções à escolha, que variam em função dos vinhos e vão dos €17,00 aos €80,00. Há a possibilidade de fazer apenas prova, retirando-se €5,00 ao valor total. Para quem quiser desfrutar ainda mais da visita ao universo da Lavradores de Feitoria, em ambiente de exclusividade e atenção redobrada, pode optar pela ‘Visita Privada & Prova de Vinhos Soberbo’, com um valor de €125,00. 

Cada uma com a sua singularidade, os nomes das provas reflectem o seu conteúdo, materializado no portefólio vínico da Lavradores de Feitoria. Na prova Identidade, a ideia é partilhar a história da empresa e do seu nome, à medida que se desfruta de um copo de ‘Lavradores de Feitoria’ branco, rosé e tinto. Na prova Conceito, os vinhos eleitos – ‘Lavradores de Feitoria branco’, ‘Lavradores de Feitoria tinto’ e ‘Três Bagos Reserva tinto’ – são todos de lote, em que cada um dos Lavradores aporta parte de si e do seu património vitivinícola. A Planalto é apenas composta por vinhos brancos, sendo das zonas mais altas e planas que têm origem as uvas que dão origem ao ‘Lavradores de Feitoria branco’, ao ‘Três Bagos Reserva branco’ e ao ‘Três Bagos Sauvignon Blanc branco’. Tal como o nome indica, a prova Terroir tem vinhos que o espelham, sendo os eleitos o ‘Vinha da Meruge branco’, o novo ‘Vinha do Sobreiro tinto’ e o ‘Quinta da Costa das Aguaneiras tinto’. No patamar mais elevado, em que a prova ganha o nome de Soberbo, está a dupla de branco e tinto ‘Vinha da Meruge’, o ‘Três Bagos Grande Escolha tinto’ e ‘Três Bagos Grande Escolha Estágio Prolongado tinto’. 

Soma-se a experiência de se ser ‘Enólogo por um dia’. Com a duração de 2h30, é um momento bastante imersivo, que permite a criação de um lote em nome próprio, resultando numa garrafa de vinho única. Começa com visita guiada à vinha, adega, linha de engarrafamento, garrafeira e sala de barricas. Segue com a prova de três vinhos tintos – Meruge, Vinha do Sobreiro e Quinta da Costa das Aguaneiras –, de modo a perceber-se o impacto que o terroir e o tipo de vinificação têm no resultado de um vinho. À posteriori é tempo de se avançar com a criação de um blend à medida do palato do seu autor. No final, o “enólogo por um dia” vai engarrafar e rotular a sua própria garrafa.

O centro de visitas e a loja de vinhos da Lavradores de Feitoria estão abertos de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00. As visitas regulares acontecem de segunda a sexta-feira, às 10h30 e às 15h30. No caso das visitas privadas e da experiência ‘Enólogo por um dia’, há flexibilidade de horário, sempre em função da disponibilidade e sob marcação prévia obrigatória, que deve ser feita, com 48 horas de antecedência, através do e-mail winetourism@lavradoresdefeitoria.pt ou do número de telemóvel 968 667 660.

De 20 a 26 de Fevereiro vai realizar-se a Porto Wine & Travel Week

O mundo do enoturismo vai reunir-se em Fevereiro para cinco dias de negócios e networking durante a Porto Wine & Travel Week. O evento trará ao Porto dezenas de players internacionais dedicados à promoção e comercialização de programas e produtos turísticos, aliando vinho, turismo e territórios.

A primeira edição deste evento internacional, lançado pela Essência do Vinho, conta com o apoio do Turismo de Portugal e da Great Wine Capitals. Segundo a organização, 200 compradores estarão presentes no evento para reunir e também participar nos fóruns onde serão apresentadas as melhores práticas de inovação e sustentabilidade. 

As Grandes Capitais do Vinho estarão presentes com numerosos representantes das onze cidades e regiões vitivinícolas, incluindo os últimos vencedores do International Best Of Wine Tourism, para destacar os seus destinos de enoturismo, mas também para abrir o mercado global aos seus operadores privados regionais, vinícolas e agências de turismo.

Além da feira de dois dias, várias outras atividades são organizadas, incluindo um fórum sobre inovação e sustentabilidade, a feira de vinhos ‘Essencia do Vinho’ e um programa com várias experiências.

Valentine’s Wine Tour na Quinta de Santa Cristina

Durante o mês de fevereiro, a Quinta de Santa Cristina, situada em Celorico de Basto, convida a celebrar o amor.

O programa de São Valentim Valentine’s Wine Tour, está disponível de 2 a 19 de fevereiro de 2023. A experiência tem início com uma visita guiada pelas vinhas. No decorrer deste passeio, o casal será convidado a plantar uma pequena videira, assim como a deixar uma mensagem identificativa personalizada junto à mesma. Na adega será possível descobrir os recantos e os segredos de produção do vinho verde e espumantes numa visita guiada pela zona de receção das uvas, zona de prensas e lagares, cubas de fermentação, cave de espumantes e zona de engarrafamento.

A experiência termina com a degustação do Espumante Reserva Bruto Branco Quinta de Santa Cristina, harmonizada com uma tábua de produtos regionais, chocolates e compota também produzida pela Quinta.

O programa, que terá uma duração aproximada de 2h30, tem o preço de 32 euros para duas pessoas e está sujeito a marcação prévia obrigatória. É um programa desenhado não só para os apaixonados pelo mundo dos vinhos e da natureza, mas também para todos aqueles que pretendem uma experiência diferente para este mês dos namorados.

Contacto para informações e reservas: E-mail – enoturismo@quintadesantacristina.pt – Telf +351 912 527 396