Porta 6 aposta no mercado nacional pela mão da Vinalda

O Porta 6, da Região de Lisboa, tornou-se num case study ao liderar as vendas nacionais em vários países, sendo, nomeadamente, o vinho tinto português mais vendido no Reino Unido (e o terceiro europeu) e no Canadá, estando no top 5 de vendas dos vinhos nacionais no Brasil e um caso de sucesso também na Suécia e nos Estados Unidos. No entanto, é um vinho com vendas ainda pouco significativas em Portugal.
«O Porta 6 é o vinho Tinto nacional que mais vende fora de Portugal. A estratégia da Vidigal Wines foi sempre de internacionalização sem olhar muito para o mercado português. Para o grupo Abegoaria está na hora de apostar no nosso mercado, porque não faz sentido ter um vinho que é um caso de sucesso lá fora que vende muito pouco em Portugal», diz o CEO do grupo Abegoaria. Manuel Bio salienta que «esse é o principal objetivo desta parceria com a Vinalda: que o Porta 6 seja, no nosso País, o mesmo caso de sucesso que temos no resto do mundo. Que seja o vinho líder do mercado, nacional e internacional».
O diretor-geral da mais antiga distribuidora nacional de bebidas alcoólicas, que comemorou 75 Anos em 2022, afirma que «a Vinalda aceitou, com muito gosto, este grande desafio de transformar este caso de sucesso e até case study em vários países, num líder também no mercado nacional». José Espírito Santo frisa que «vamos começar por apostar mais nas regiões fortes em turismo, uma vez que os estrangeiros já conhecem e bebem este vinho nos seus países de origem, mas também queremos ‘apresentar’ este vinho de sucesso aos consumidores portugueses».
Para Manuel Bio «o sucesso do Porta 6 deve-se à sua consistência e à relação qualidade/preço. Ao facto de entregar, claramente, mais do que as pessoas pagam por ele. É um vinho que quando o consumidor prova, aprova».
Os vinhos Porta 6 são elaborados com uvas da Região de Lisboa, pela equipa orientada pelo reconhecido enólogo António Ventura. «O Porta 6 Tinto é um vinho desenhado para o consumidor, fomos ver o que o consumidor gosta e partimos daí para fazer este vinho, só de castas nacionais, que é frutado, suave e fresco, um vinho que não nos cansamos de beber», explica Mauro Azóia, um dos enólogos residentes da Vidigal Wines.
O rótulo do Porta 6 foi inspirado na icónica carreira do 28. Feito com base numa obra do artista plástico alemão Hauke Vagt, residente em Alfama, há mais de 20 anos, mostra a imagem do elétrico amarelo a passar numa das esquinas de um dos bairros tradicionais da capital portuguesa. É um rótulo descontraído, que retrata a vida de uma cidade humana, cosmopolita, com muitas histórias inspiradoras.

Sobre a Vinalda: Fundada em 1947, a Vinalda é a mais antiga distribuidora nacional de bebidas alcoólicas, tendo começado por importar prestigiadas marcas internacionais. Aos 75 anos, a empresa demonstra uma cultura de inovação, ambição e dinâmica, representando um mix de marcas icónicas e emergentes que constituem o mais completo catálogo de bebidas premium para todos os canais no território nacional e apostando também na exportação para mais de 30 mercados. O portefólio atual contém vinhos de quase todas as regiões nacionais, perfis e segmentos, além de Espanha e Itália. A empresa distribui também espirituosas nacionais e internacionais, numa carteira que inclui ainda cervejas artesanais, águas minerais e azeites. Contando com dezenas de parceiros de distribuição em todas as regiões do País e cerca de 40 colaboradores, leva até ao consumidor, em cada marca que representa, todo o know-how que lhe permite sugerir, inovar e, acima de tudo, surpreender.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.