Turismo de Portugal convida portugueses a viajarem pelo Melhor Destino do Mundo

#TuPodes, Visita Portugal é a nova campanha do Turismo de Portugal que desafia os portugueses a viajarem pelo Melhor Destino Turístico do Mundo e que converte o VisitPortugal em VisitaPortugal.

Este é um convite do Turismo de Portugal à descoberta dos motivos que tornaram o nosso país o Melhor Destino do Mundo ,e uma oportunidade para contribuir de forma ativa à retoma do setor turístico que tanto tem contribuído para a economia nacional.

Mais do que uma campanha, é uma mensagem emotiva dedicada a Portugal e aos portugueses por quem nos visita, se apaixona pelo país e sonha cá voltar. Esta mensagem é materializada num filme, com a duração de 2´40”, protagonizado por turistas de várias nacionalidades que desde Londres, Nova Iorque, Paris, Madrid e Rio de Janeiro, interpretam em português e com os seus sotaques, um dos grandes clássicos mundiais, ´Only You´, dos The Platters, que assim é cantado pela primeira vez em português.

Os personagens do filme simbolizam os turistas internacionais, que desde as suas cidades, sonham regressar a Portugal e enquanto não o podem fazer, dirigem aos portugueses um apelo para que se deixem contagiar por essa vontade de explorar os sons, os sabores, as paisagens, o património e os afetos de Portugal. Visitar Portugal significa encontrar a nossa cultura, o nosso património, as nossas raízes, conhecer as diferentes regiões do país, a sua diversidade, mas também experimentar as atividades e a oferta que estão disponíveis ao longo de todo o território.

A campanha arranca esta terça-feira, representa um investimento de dois milhões de euros e estará em exibição até ao final deste ano, nos meios digitais, televisão, rádio e imprensa nacional e regional.

Numa segunda fase, serão os profissionais de turismo que convidam os portugueses a experienciar a sua oferta. Seja uma visita guiada a um museu, uma aula de surf, um passeio num parque natural, a descida de um rio, uma caminhada na montanha ou atividades numa quinta ou num enoturismo. #TuPodes, visitar o teu mar, o teu património, a tua cultura, a tua gastronomia, serão algumas das mensagens que os profissionais do turismo irão dirigir aos portugueses.

No início de julho, estará também disponível uma plataforma digital de suporte à conversão da campanha nacional, mas também das campanhas regionais, e que agrega uma oferta diversificada de inúmeras experiências turísticas em todo o país. Uma plataforma que vai proporcionar aos portugueses a descoberta do país e das regiões, através de benefícios que motivem a utilização dos serviços prestados pelas empresas de animação turística. A visibilidade que será dada aos serviços destas empresas vai também dinamizar o tecido empresarial das regiões e apoiar o esforço de comercialização destas empresas através de ofertas especificamente dirigidas ao turista nacional que não é o seu cliente habitual.

A recuperação da atividade turística nacional, setor chave da nossa economia, irá depender, numa primeira fase, do turismo interno que, em 2019, representou perto de 40% do total de hóspedes. Nesta medida, no curto prazo, será implementado um plano de dinamização da procura interna que satisfaça as motivações dos portugueses no contexto de pós-pandemia e que permita dar início à retoma turística em Portugal, um país onde o turismo emprega cerca de 400 mil trabalhadores, representa 14,6% do PIB (Produto Interno Bruto) e é a principal atividade económica exportadora. Vale 52,3% das exportações de serviços e 18,6% do total de exportações de bens e serviços.

Grupo Esporão prepara refúgios vínicos para férias

As casas da Quinta dos Murças (no Douro) e da Quinta do Ameal (na região dos Vinhos Verdes), pertencentes ao grupo Esporão, estão prontas para receber pequenos grupos ou famílias. Foi preparada uma oferta de alojamento exclusiva, de forma a garantir o cumprimento de todas as medidas de higiene e segurança, permitindo uma experiência única de cada uma das quintas.

A Quinta dos Murças (na foto), localizada na margem direita do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, caracteriza-se pela diversidade dos seus terroirs e da mata mediterrânica que a envolve. Esta quinta histórica, onde foi plantada a primeira vinha vertical do Douro em 1947, possui uma casa de 5 quartos, sala com varanda para o Douro, cozinha e jardim com piscina, um espaço para estar em família, com todo o conforto. As provas de vinho, os trilhos, os piqueniques, as idas à horta e os passeios no barco solar são algumas das experiências à disposição dos hóspedes.

A Quinta do Ameal, localizada no vale do rio Lima, oferece uma experiência genuína. Com 30 hectares, 14 dos quais de vinha da casta Loureiro, esta quinta dispõe de 5 Suites, com cozinha e sala em open space, que oferecem privacidade e tranquilidade. A Casa

grande tem 3 suites com entrada exterior independente e a Casa da Vinha é composta por duas suites. Além do acesso às áreas comuns da quinta, jardins e piscina, os visitantes podem realizar provas de vinho, actividades aquáticas no rio e passeios na ecovia com mais de 40km ao longo do rio Lima.

A Quinta dos Murças e a Quinta dos Murças têm o selo Clean & Safe e adoptam as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Malhadinha Nova reabre com novidades

Após um período de confinamento durante o qual a Herdade da Malhadinha Nova optou por garantir a protecção dos seus funcionários e hóspedes, encerrando temporariamente, a reabertura será uma realidade já no dia 1 de Julho.

Este regresso traz muitas novidades, a começar pelas novas villas, espalhadas pelos 450 hectares de herdade e cuja localização natural garante o refúgio perfeito para quem procura segurança e protecção durante este período.

Cada uma das novas casas da Malhadinha só pode ser reservada em regime de exclusividade, equipadas com os seus próprios carros eléctricos, moto 4 e bicicletas, de forma a poder passear pela herdade com total autonomia. O mesmo se aplica à equipa de limpeza alocada a cada casa e aos pequenos almoços servidos nas villas de forma personalizada.

A segurança e saúde dos hóspedes é uma prioridade, e por isso a Herdade da Malhadinha Nova, em parceria com o Turismo de Portugal, recebeu o selo de autenticidade da marca Clean & Safe , que garante o cumprimento de todas as normas de segurança, limpeza e desinfecção.

A Malhadinha Collection é composta pelo Country House & Spa, com mais de 10 anos de existência, um boutique hotel vínico de 10 Quartos, sendo que o projeto passou a contar a partir deste ano com mais 20 quartos distribuídos por 2 unidades hoteleiras e 3 Villas, recuperadas a partir de ruinas já existentes na propriedade, espalhadas pelos 450 hectares da propriedade, ideais para proporcionar uma estadia isolada em família ou entre amigos. Cada uma das 5 casas assume uma personalidade própria e diferente de todas as outras, cada uma destas unidades conta uma história, destes ou de outros tempos, onde contemporaneidade e tradição caminham de mãos dadas.

Enoturismo com reserva obrigatória

Para visitar a Quinta do Bomfim, no Douro, é preciso reservar antes. Tudo em nome da saúde e segurança dos colaboradores e visitantes.

Uma das mais conhecidas propriedades do Douro, a Quinta do Bomfim, pertencente à família Symington, reabriu as suas portas. Mas, sem a solução ainda à vista para o fim da pandemia, o enoturismo tomou diversas medidas que cumprem os requisitos das linhas orientadoras da Direção Nacional de Saúde, de forma a garantir a saúde e a segurança dos seus visitantes. Assim, as visitas guiadas têm de ser previamente reservadas e é praticado o distanciamento social enquanto visitam a propriedade e os diversos espaços do edifício.

O passeio começa num pequeno museu que conta a história da propriedade, da família e dos vinhos. Uma coleção de fotografias do início do século XX do Douro, bem como documentos que registam a história da Quinta e da região. Os visitantes podem optar entre três passeios pelas vinhas que proporcionam excelentes vistas sobre as vinhas das montanhas plantadas em socalcos de pedra trabalhados à mão nos séculos XVIII e XIX.

A visita inclui a antiga cave construída em 1896. Esta adega é usada há mais de cem anos para armazenar os vinhos do Porto antes do seu transporte pelo rio em direção a Vila Nova de Gaia. No final da visita, os vinhos do Porto e Douro DOC, de produção familiar, podem ser degustados no terraço, com vista sobre o Rio Douro e as vinhas circundantes.

Os visitantes que se deslocam de carro têm estacionamento no local, enquanto que os que optam pelo comboio têm de fazer uma caminhada de cinco minutos até à Quinta. A marina fluvial do Pinhão fica a dez minutos a pé.

Para quem ainda não se arrisca a sair de casa, a Quinta do Bomfim manteve ainda a possibilidade de realizar provas guiadas on-line. Basta reservar a experiência através do site e o pack de vinhos é enviado para casa do cliente. A prova on-line inclui também um voucher de oferta de uma visita guiada com prova para duas pessoas, para usufruir quando o visitante se aventurar a visitar a quinta pessoalmente.

A Quinta do Bomfim é o local de origem dos mais famosos Vinhos do Porto do século XXI: o Porto Vintage 2007 da Dow’s, o único Porto Vintage deste século a receber 100 pontos da Wine Spectator, bem como o Vintage Port da Dow’s de 2011 que foi premiado com o N° 1 Wine in the World em 2014 pela mesma publicação.

Um conceito de enoturismo renovado

Em época de pandemia, a primeira marca de Alvarinho de Melgaço leva até casa das pessoas a paixão e os segredos da casta Alvarinho através de uma prova de vinhos digital.

Após o surgimento do COVID-19, muitos produtores portugueses viram-se obrigados a reagir à pandemia através de provas digitais e lojas on-line, para não parar por completo a venda dos seus vinhos. O produtor Soalheiro, de Melgaço, região dos Vinhos Verdes, foi dos primeiros a surgir on-line com provas de vinhos digitais, algo que pretende manter. Agora, para complementar a sua estratégia, a primeira marca de Alvarinho de Melgaço vai continuar a levar até casa das pessoas a paixão e os segredos da casta rainha da região através de um pack que inclui vinhos que marcam a origem da marca: o Soalheiro clássico (o primeiro alvarinho Soalheiro e o vinho mais emblemático da marca), o Soalheiro Granit (a origem dos vinhos alvarinhos de montanha) e o Soalheiro Terramatter  (a origem do território, da ‘terra mãe’ e das suas particularidades. Um alvarinho natural, com pouca intervenção na adega).

A Origem Soalheiro Digital Tasting pode ser adquirida, sem sair de casa, através da página www.soalheiro.com/loja e será entregue na morada indicada. Para que a experiência seja completa, além dos vinhos, será enviado o acesso exclusivo ao vídeo da prova comentada, guia com informação do Soalheiro, fichas técnicas dos vinhos e notas de prova, doseadores e saca rolhas profissional. O kit inclui ainda uma novidade: o acesso ao livro de receitas  ‘Soalheiro na Cozinha’. Um livro exclusivo, elaborado pela equipa Soalheiro, que decidiu partilhar a paixão pela gastronomia e pelos vinhos e transmitir pequenos grandes momentos gastronómicos harmonizados com Alvarinho.

A paixão pela gastronomia e pelos vinhos está no ADN da equipa Soalheiro. Por isso, várias vezes, partilharam momentos gastronómicos harmonizados com Alvarinho, com todos os nossos seguidores nas redes sociais, embora sem nunca revelar as receitas. Com um feedback superior ao esperado, não faltaram os pedidos de divulgação das receitas dos pratos sugeridos. Para dar resposta a esses múltiplos pedidos, a equipa colocou mãos à obra e preparou este livro.

As receitas, de base mais tradicional ou mais irreverente, têm todas um toque especial de quem as confecionou e são polvilhadas de detalhes. São caseiras e dividem-se entre sabores da terra, do mar e do rio, vegetarianas e vegans petiscos e coisas doces.

Encarando o Enoturismo Digital como complemento às visitas presenciais, será oferecido, em cada kit, um voucher de uma visita à adega para duas pessoas, com validade de um ano.

Torre de Palma reabre com exigentes regras sanitárias

O Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, reabriu no dia 5 de Junho. Os seus proprietários, os farmacêuticos Paulo e Isabel Rebelo, da Bluepharma, foram dos primeiros no país a encerrar as suas instalações devido à COVID-19, e agora reabrem novamente adotando exigentes regras sanitárias que resultam da sua experiência profissional, assim como a presença de um médico de serviço.

Depois de um penoso período de confinamento, em que o país esteve particamente parado, os portugueses preparam-se para as férias mais atípicas de sempre.  E, com o problema ainda por resolver, até a doença se dissipar ou se encontrar uma vacina, os hotéis portugueses ´desconfinam lentamente’ e  já se preparam para receber os seus hóspedes. O Torre de Palma não foge à regra e, desde que reabriu no dia 5 de Junho, adoptou regras sanitárias rígidas para receber os seus clientes em total segurança.

O hotel abriu com serviço médico disponível e regras de distanciamento social.  O restaurante Basilii funciona agora com a distância exigida entre as mesas, mas também há muitas zonas ao ar livre para esplanadas, e outras interiores, onde se fazem refeições privadas. O restaurante também oferece a hipótese de servir refeições em mesas montadas à porta de cada quarto.

Quanto às actividades, vão passar todas a praticar-se ao ar livre, incluindo as provas de vinhos, que anteriormente era feitas na adega. Aos hóspedes, é dado o registo de todas as limpezas feitas nos quartos ou outras zonas do hotel, com informação técnica sobre as caraterísticas dos detergentes e desinfectantes de última geração utilizados, com propriedades especiais de combate ao vírus.

Outro dos procedimentos adoptados foi garantizar um intervalo mínimo de 24 horas na utilização dos quartos, entre o momento em que um cliente sai e entra o próximo. Por seguir à risca todas as orientações da Direcção Geral de Saúde e adotar outras quantas por livre iniciativa, o hotel tem o selo ‘Clean & Safe’ do Turismo de Portugal.

Em tempos de Covid-19, o Torre de Palma está a valorizar ainda mais os passeios pedestres, de bicicleta ou a cavalo nas vinhas, aulas de equitação, piqueniques no campo ou observação de estrelas no cimo da torre.

Inaugurado em Maio de 2014, o Torre de Palma Wine Hotel foi buscar inspiração aos romanos, mais especificamente à prestigiada família Basilii, que ali morou nas vizinhas ruínas da Torre de Palma e se dedicava à produção de vinho e criação de cavalos lusitanos. Mais tarde, por ali passaram muitos outros proprietários, entre os quais a Ordem de Avis, a coroa portuguesa e até uma cooperativa agrícola. Um rol de histórias que se cruzaram até o destino ter traçado para estas terras um triste estado de total abandono. Ao adquirirem a propriedade em 2006, os novos donos recuperaram edifícios e investiram na plantação de mais vinha, tornando-se num hotel de referência e num produtor de vinhos de alta qualidade.