Torre de Palma reabre com exigentes regras sanitárias

O Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, reabriu no dia 5 de Junho. Os seus proprietários, os farmacêuticos Paulo e Isabel Rebelo, da Bluepharma, foram dos primeiros no país a encerrar as suas instalações devido à COVID-19, e agora reabrem novamente adotando exigentes regras sanitárias que resultam da sua experiência profissional, assim como a presença de um médico de serviço.

Depois de um penoso período de confinamento, em que o país esteve particamente parado, os portugueses preparam-se para as férias mais atípicas de sempre.  E, com o problema ainda por resolver, até a doença se dissipar ou se encontrar uma vacina, os hotéis portugueses ´desconfinam lentamente’ e  já se preparam para receber os seus hóspedes. O Torre de Palma não foge à regra e, desde que reabriu no dia 5 de Junho, adoptou regras sanitárias rígidas para receber os seus clientes em total segurança.

O hotel abriu com serviço médico disponível e regras de distanciamento social.  O restaurante Basilii funciona agora com a distância exigida entre as mesas, mas também há muitas zonas ao ar livre para esplanadas, e outras interiores, onde se fazem refeições privadas. O restaurante também oferece a hipótese de servir refeições em mesas montadas à porta de cada quarto.

Quanto às actividades, vão passar todas a praticar-se ao ar livre, incluindo as provas de vinhos, que anteriormente era feitas na adega. Aos hóspedes, é dado o registo de todas as limpezas feitas nos quartos ou outras zonas do hotel, com informação técnica sobre as caraterísticas dos detergentes e desinfectantes de última geração utilizados, com propriedades especiais de combate ao vírus.

Outro dos procedimentos adoptados foi garantizar um intervalo mínimo de 24 horas na utilização dos quartos, entre o momento em que um cliente sai e entra o próximo. Por seguir à risca todas as orientações da Direcção Geral de Saúde e adotar outras quantas por livre iniciativa, o hotel tem o selo ‘Clean & Safe’ do Turismo de Portugal.

Em tempos de Covid-19, o Torre de Palma está a valorizar ainda mais os passeios pedestres, de bicicleta ou a cavalo nas vinhas, aulas de equitação, piqueniques no campo ou observação de estrelas no cimo da torre.

Inaugurado em Maio de 2014, o Torre de Palma Wine Hotel foi buscar inspiração aos romanos, mais especificamente à prestigiada família Basilii, que ali morou nas vizinhas ruínas da Torre de Palma e se dedicava à produção de vinho e criação de cavalos lusitanos. Mais tarde, por ali passaram muitos outros proprietários, entre os quais a Ordem de Avis, a coroa portuguesa e até uma cooperativa agrícola. Um rol de histórias que se cruzaram até o destino ter traçado para estas terras um triste estado de total abandono. Ao adquirirem a propriedade em 2006, os novos donos recuperaram edifícios e investiram na plantação de mais vinha, tornando-se num hotel de referência e num produtor de vinhos de alta qualidade.