Vinhos do Alentejo conquistam o Norte
Nos dias 3 e 4 de dezembro, os Vinhos do Alentejo rumam até ao Norte do país para dar a provar as características únicas dos sabores vínicos da região. A decorrer numa autêntica aldeia alentejana, o evento ‘Alentejo no Porto’ vai realizar-se no WOW – World of Wine (Rua do Choupelo, 39, 4400-088, Vila Nova de Gaia), tem entrada gratuita e junta brancos, tintos e rosés e cerca de duas dezenas produtores da região.
No primeiro dia do certame, sexta-feira, dia 3 de dezembro, as portas abrem às 17h00 e as provas de vinhos, que implicam a compra de um copo reutilizável no valor de €10, podem decorrer até às 23h00. Já no sábado, dia 4 de dezembro, o ‘Alentejo no Porto’ tem início às 14h30 e duração até às 20h30. Posteriormente, a sugestão passa por jantar nos restaurantes do WOW, nos quais as cartas terão sugestões vínicas alentejanas e casar os melhores sabores típicos da região.
O ‘Alentejo no Porto’ é da responsabilidade da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e pretende aumentar a notoriedade dos néctares da região ao nível nacional, com particular destaque na região Norte de Portugal.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.
O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 22,9 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Angola, EUA, Polónia e China.
Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o ‘Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo’, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.