Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo integra Cadeia Relais & Châteaux
Acumulando vários prémios e distinções deste a sua abertura em 2005, o enoturismo da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo completou recentemente 15 anos de existência, uma data marcante assinalada pela renovação da Winery House, que agora integra a reconhecida cadeia Relais & Châteaux, tornando-se na única propriedade com a insígnia no Douro.
A Quinta Nova Winery House é uma tradicional casa oitocentista e ficar aqui instalado é sentir o ambiente de uma grande casa de família portuguesa do Douro, cercada por uma paisagem estonteante. É esse o verdadeiro luxo, a par da possibilidade de viver de perto a história e o quotidiano de uma das grandes marcas de vinhos do Douro. Aqui tudo é preparado para proporcionar o conforto de uma grande casa de família produtora de vinhos. Os recantos, interiores e exteriores, o património historicamente edificado, as experiências desenhadas ao detalhe, tudo foi pensado para transmitir a paz deste lugar único, referenciado desde a primeira demarcação pombalina, em 1756.
Um dos objetivos da renovação foi precisamente a preservação da história e a adaptação da casa a um estilo mais contemporâneo, ampliando a receção e tornando os 11 quartos (está para breve a ampliação da capacidade do hotel para 19 quartos) ainda mais acolhedores, com um ambiente relaxante propício para quem vem passar algumas noites no Douro. O projeto de interiores ficou a cargo de Ana Isabel Vale da AB Projetos, que trabalhou com a missão de manter intacto o ADN do edifício, repleto de paredes antigas de xisto e anancestrais tetos de madeira. Mantendo muito do mobiliário de época existente, assim como objetos que fazem parte da história da casa, completa-se o cenário com loiças e faianças portuguesas da Fábrica de Sacavém, da Aleluia Cerâmicas, e peças Bordalo Pinheiro e da ceramista Rosa Ramalho. Já a contemporaneidade é dada pela seleção dos tecidos e paleta de cores que dão vida às salas trazendo luz da vinha e a cor do vinho para o seu interior.
O acesso à receção e ao novo restaurante Terraçu’s faz-se pelo piso térreo. No piso superior desta casa está ainda o escritório, a sala de estar e o varandim sobre a sala de jantar que conduz a uma sala de inverno, e ainda a charneira da zona social para a zona privada dos hóspedes, inundada pelos terraços de vinha centenária com uma paisagem envolvente, convidando a uma pausa para a leitura e contemplação ou mesmo um bom copo de vinho.
A passagem pela adega e pelo wine museum é obrigatória e, antes de ir embora, há que passar pela loja onde se podem adquirir, além dos vinhos, livros, chocolates, peças de merchandising da quinta e os mais variados objectos decorativos.