Lançadas novas colheitas da marca Aveleda, um portfólio já com 9 referências

Após a renovação do seu portfólio de vinhos brancos aquando dos seus 150 anos em 2020, a Aveleda lança agora as novas colheitas, incluindo as Special Series que incluem dois Alvarinhos de solos distintos e, ainda, um par de parcelas selecionadas que pretendem demonstrar a qualidade e excelência das duas castas mais prestigiosas da região, Alvarinho e Loureiro.

O Aveleda Fonte Branco é produzido a partir de castas autóctones nomeadamente, Arinto, Loureiro, Trajadura, Fernão Pires, o Aveleda Fonte Branco é a expressão original da região dos Vinhos Verdes. A vindima noturna garante a frescura das uvas e a manutenção das suas propriedades aromáticas, a prensagem é suave e a baixa pressão. A fermentação alcoólica é feita a temperaturas controladas, seguida de estágio em cuba inox, durante o qual se mantêm as borras em suspensão, permitindo extrair o máximo de aromas da casta. De aparência cristalina e cor amarelo limão, este vinho é elegante, de bouquet fresco e frutado, com notas de maçã verde e lima. Crocante, de uma mineralidade penetrante e repleto de notas refrescantes de citrinos, este vinho é extremamente versátil, perfeito para acompanhar os simples prazeres da vida.

A gama Aveleda Castas conta com três referências, mas apenas duas castas, Alvarinho e Loureiro. As uvas que dão origem a estes vinhos são vindimadas durante a noite para garantir a frescura das uvas e a manutenção das suas propriedades aromáticas. As uvas são então sujeitas a prensagem suave a baixa pressão. A fermentação alcoólica é feita a temperaturas controladas, seguida de estágio em cuba inox.

 O Aveleda Loureiro é produzido a partir da casta mais expressiva da região dos Vinhos Verdes, este monovarietal destaca-se pela estrutura e densidade evidentes, resultado de um modelo de viticultura único que permite maior concentração de aromas e açúcares nas uvas. Na cor, este vinho revela tons amarelo limão e uma auréola cristalina. Aveleda Loureiro revela todo o seu esplendor aromático, através de notas florais e cítricas. Um vinho frutado e harmonioso com notas suaves a toranja e a flores brancas, típicas da casta, que se misturam num final crocante.

O Aveleda Loureiro & Alvarinho é a expressão máxima da paixão da Família Guedes pelo vinho e o blend mais icónico da Região.  A vindima noturna, a prensagem suave e a fermentação em cubas de inox ajudam a preservar os aromas e sabores mais característicos das duas castas. Os tons amarelo limão e a auréola cristalina, fazem do Aveleda Loureiro & Alvarinho um vinho definido pela sua harmonia: os aromas exuberantes a flores brancas e citrinos do Loureiro misturam-se na perfeição com a suavidade aveludada e corpo do Alvarinho. De paladar é muito saboroso, com uma frescura e equilíbrio perfeitos. Um vinho cheio de personalidade que é o casamento perfeito entre estas duas castas.

O Aveleda Alvarinho é um varietal sui generis com uvas Alvarinho provenientes de 2 terroirs distintos na Região dos Vinhos Verdes, conferindo uma personalidade única à casta rainha dos vinhos brancos portugueses. Após a fermentação, segue-se o estágio em cuba inox, durante o qual se mantêm as borras em suspensão, permitindo dar estrutura ao vinho e extrair o máximo de aromas da casta. De cor amarelo limão pálido com laivos dourados, o Aveleda Alvarinho 2020 possui aromas discretos de toranja, lima e flores brancas no nariz. Em boca é surpreendentemente estruturado e aveludado, revelando notas mais intensas a casca de laranja e flor de laranjeira.

A gama Special Series abre com um convite para descobrir a riqueza geológica da região dos Vinhos Verdes. Numa região onde o granito cobre 90% da superfície, esta gama explora também as raras variedades de xisto existentes e como os diferentes solos se refletem nos vinhos. Vinhos que mostram a pureza dos solos.

O Aveleda Solos de Xisto Alvarinho também é um vinho muito particular. O xisto é uma rocha sedimentar criada pelo aumento de pressão nos sedimentos, que acabam por se fundir. Esta rocha é mais fácil de partir e de quebrar, pelo que a superfície radicular da planta consegue ser mais profunda. Tem fissuras e por isso a capacidade de retenção de água é maior neste tipo de solo, dando origem a vinhos com mais volume de boca, mais untuosos. Assim, este vinho tem um aroma  muito elegante, delicado e suave onde sobressaem notas de fruta tropical, toranja madura e flores brancas. Saboroso na boca, aveludado e equilibrado por uma boa acidez, revela notas de toranja madura, notas de manga e abacaxi e ligeiro floral. O final de boca é longo, harmonioso e saboroso.

Já o Aveleda Solos de Granito Alvarinho, como o próprio nome indica, vem de solo de granito. Este é um solo naturalmente pobre (rocha ígnea), o seu índice de retenção de água é muito baixo e os solos ácidos (com pH baixo) causam muitas dificuldades à vinha. Daqui resultam vinhos mais minerais, mais “diretos”, mais frescos. Tem um aroma exuberante com notas cítricas e tropicais em evidência. Na boca, notas de toranja e frutos tropicais com muita frescura e mineralidade. É fresco e com uma acidez vibrante, intenso e encorpado. Revela aromas de toranja madura, alguma fruta tropical e pêssego. As notas minerais são evidentes neste vinho tornando-o muito elegante e concentrado, com final longo e persistente.

Ainda dentro da gama Special Series, a Aveleda apresenta dois vinhos muito distintos onde o terroir é o protagonista e, a cada ano, se escolhe a melhor ou as melhores parcelas de todas as quintas da Aveleda na Região dos Verdes. No caso da colheita de 2019, as parcelas selecionadas foram a Parcela do Convento e a Parcela do Roseiral, para as castas Loureiro e Alvarinho, respetivamente.

Além dos locais habituais (supermercados, garrafeias, restaurantes) estes vinhos também estão disponíveis na loja de enoturismo da Aveleda, na região dos Vinhos Verdes.