Plataforma Wine XP sugere programas de vindimas
À medida que o verão se desvanece e o outono se aproxima, Portugal explode na energia vibrante da época das vindimas! Esta época do ano, que decorre entre finais de agosto e novembro, dependendo da região de Portugal de que estamos a falar, é marcada por uma intensa atividade e por tradições muito apreciadas em todo o país. A época das vindimas é o início da apanha da uva, as vinhas fervilham de atividade enquanto os trabalhadores apanham à mão as uvas que serão transformadas nos famosos vinhos do país.
Este processo é simultaneamente uma atividade séria e uma tradição alegre, terminando frequentemente com refeições comunitárias e provas de vinhos locais (que pode experimentar)! Dependendo da adega, o processo pode ser muito manual e ainda bastante tradicional ou as adegas maiores têm-no agora de forma bastante mecânica devido às grandes quantidades que têm de ser colhidas e ao facto de o processo de vinificação ter de começar rapidamente.
A apanha da azeitona é outro aspeto fundamental da época das colheitas em Portugal. As famílias e as comunidades também se juntam para apanhar azeitonas, que são depois transformadas em azeite de alta qualidade. Este processo não só apoia a forte indústria do azeite em Portugal, como também reforça os laços comunitários através do trabalho partilhado e da celebração! A época das colheitas também é marcada pela recolha de vários frutos e legumes. Os mercados estão repletos de produtos frescos como pêssegos, castanhas, figos e abóboras, cada um deles com um papel importante nos pratos tradicionais portugueses. Em geral, a época das colheitas em Portugal é um período de intensa atividade e de esforço coletivo, celebrando a herança agrícola do país e os frutos de um ano de trabalho!
Estas e outras actividades estão disponíveis na plataforma WineXP, podendo o enoturista reservar directamente em:https://www.winexp.pt/pt/experiencias
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!