Passar um dia em São Miguel é conhecer as tradições alentejanas
No Dia 25 de maio, a Casa Relvas abre as portas da Herdade de São Miguel para receber amigos, clientes, e todos aqueles que, curiosos ou apaixonados pelo vinho e pelo Alentejo, queiram participar em ‘Um dia em São Miguel’.
«Estamos muito contentes e ansiosos por mais um dia em São Miguel. É um dia único no ano, e muito especial para toda a equipa, pois conseguimos reunir não só a família que é a Casa Relvas, mas estar junto dos nossos clientes, amigos, parceiros, e todos que, como nós, amam o Alentejo e nos visitam com as suas famílias e amigos neste dia, com a certeza de uma tarde bem passada», refere Alexandre Relvas, CEO da Casa Relvas. «No ano passado, o clima forçou-nos a cancelar o evento, e por isso este ano estamos preparados para receber todos com todas as condições, e será um dia de festa, um dia de celebração do que o Alentejo tem de melhor. Além do nosso vinho, a gastronomia, o artesanato, a música, são elementos que criam um ambiente muito especial, e que traduzem a riqueza cultural da região. Queremos que esta data fique na memória de todos os que nos visitam, e por isso abrimos mais uma vez as portas da Herdade de São Miguel para esta grande festa», conclui.
Com início pelas 14h, e até ao pôr-do-sol, este é o programa de fim de semana perfeito para os amantes de vinhos – e gastronomia – e também para quem gosta de estar em boa companhia, ao ar livre, sempre com boa disposição e animação. Das provas de vinho à gastronomia, dos jogos tradicionais à demonstração e exposição de artesanato da região, e aos diversos momentos musicais, muitas são as razões para ir até ao Alentejo, e viver junto com a família Casa Relvas um dia diferente e muito especial. À chegada, os visitantes terão que apresentar uma pulseira à entrada do recinto, que pode ser comprada antecipadamente na loja online do produtor alentejano. O bilhete (pulseira) tem um custo de 20 euros por pessoa (os menores de 18 anos, acompanhados por adultos, têm acesso gratuito). Cinco euros do valor do bilhete reverterão para o Banco Alimentar Contra a Fome de Évora, Instituição Particular de Solidariedade Social, apoiada pela Casa Relvas, que luta contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita a pessoas carenciadas neste distrito.
Para acompanhar os vinhos das gamas Herdade de São Miguel e Casa Relvas servidos no bar do recinto, o ingresso inclui também o saboroso porco no espeto. Os apreciadores dos sabores do Alentejo podem ainda petiscar outras iguarias regionais, adquirindo-as nos expositores dedicados à gastronomia, onde estarão disponíveis diversas sugestões de produtores locais. Dos queijos aos enchidos, passando pelo pão, mel, azeites, doces e gelados, não faltarão opções de propostas gastronómicas para saborear, e harmonizar, com as referências do produtor do Redondo. Para além da mostra de produtos regionais, o espaço conta ainda com uma loja da Casa Relvas, onde será possível comprar merchandising, vinhos e diversos produtos da região, e onde podem ser adquiridas as senhas de consumo.
Uma vez que o evento decorrerá no campo, nem sempre há rede multibanco, pelo que é aconselhável levar dinheiro para fazer as compras. A pulseira inclui ainda a possibilidade de inscrição numa das quatro provas de vinho do programa do evento (sujeita a disponibilidade, uma vez que cada prova tem lotação limitada de 60 pessoas): ▪ Monocastas da Casa Relvas (14h30), com Nuno Franco, diretor de enologia e viticultura da Casa Relvas; ▪ 20 anos de Herdade de São Miguel (15h30), com Alexandre Relvas, CEO da Casa Relvas; ▪ Sustentabilidade no Alentejo (16h30), com João Barroso, Coordenador de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo; ▪ Trincadeira, a mal-amada (17h30), com João Paulo Martins, escritor e jornalista especializado na área dos vinhos. Os interessados em participar nas provas devem fazer inscrição prévia – e gratuita – através do email carlota.paisdias@casarelvas.pt.
No Dia de São Miguel haverá ainda jogos tradicionais para os mais pequenos, tosquia de ovelhas e a roda de oleiro do Xico Tarefa, com loiça típica do Redondo. Mas os visitantes podem também ver de perto a pintura de mobília típica do Alentejo, as Ruas Floridas, com demonstração do trabalho local com flores de papel, e podem ainda gravar o nome num saca-rolhas personalizado para levar para casa como recordação. Neste dia em que se celebra o Alentejo, não faltam também as atuações musicais a animar o ambiente. Das bandas locais, como os Trovadores de Redondo, ou o jazz que os SevenDixie tocam pelo recinto, a Casa Relvas promete muita animação. Ao final da tarde chega a vez de Luís Trigacheiro, amigo e parceiro da Casa Relvas, subir ao palco e pôr todos a cantar algumas das suas canções, momento que antecede uma surpresa que a família Relvas preparou para quem quiser ficar até ao pôr do sol, com a melhor música portuguesa. A Casa Relvas desafia assim a uma tarde bem passada no Alentejo, na Herdade de São Miguel, onde pretende criar memórias, e promete despertar os cinco sentidos, com os sons, cheiros, sabores, tradições e paisagens do nosso Alentejo!
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!