Paço de Teixeiró lança novo topo de gama

São apenas 3.333 garrafas enchidas pelo novo Vinha de Souzais, um vinho da sub-região de Baião que, segundo o grupo Wine Stone, proprietário da marca, é um testemunho da dedicação e do processo minucioso de produção de vinho que caracteriza o Paço de Teixeiró. «Este topo de gama é um passo importante para o Paço de Teixeiró. Com um olhar atento à preservação das tradições vinícolas da região e uma aposta na inovação, a WineStone desenvolveu um portefólio que reflete a singularidade do terroir de Baião, enquanto reforça a identidade do Paço de Teixeiró como produtor de vinhos de excelência», declarou David Baverstock, Chairman Winemaker da WineStone, enfatizando ainda: «Esta ampliação de portefólio reflete a nossa missão de oferecer uma experiência rica e variada, respeitando a tradição e a qualidade que caracterizam a região dos Vinhos Verdes, e também de reconhecer toda a história da marca».

A origem deste vinho remonta a uma parcela verdadeiramente especial. Localizada a 430 metros de altitude, a vinha foi plantada há aproximadamente 45 anos, em terrenos de xisto que conferem ao vinho uma personalidade marcante. Os solos, moldados pela geografia acidentada da região de Baião, são os verdadeiros responsáveis pelas características deste vinho, mineral, profundo, com carácter. A composição do vinho resulta de uma seleção criteriosa de três castas emblemáticas da região: Avesso, Loureiro e Trajadura. Cada uma das castas traz consigo uma história, uma tradição, uma memória ancestral dos vinhedos minhotos.

O processo de produção revela a mesma dedicação presente na escolha das uvas. A fermentação inicial acontece em cubas de aço inoxidável, garantindo a preservação dos aromas primários. Uma parcela de 40% do vinho completa sua fermentação em barricas novas de carvalho francês, adicionando complexidade e sofisticação. O estágio de cinco meses, que inclui a técnica de batonnage – um método tradicional de movimentação das borras finas – contribui para enriquecer a textura e ampliar os horizontes aromáticos do vinho. No aroma é mineral, cítrico e com notas de fruta branca. No paladar tem fruta genuína, complementado por um toque de madeira e especiaria.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.