Herdade da Malhadinha Nova entre os melhores do mundo da sustentabilidade

A Herdade da Malhadinha Nova acaba de ser destacada em segundo lugar na categoria Best Use of Sustainability in Culinary, nos prémios Global Culinary Travel Awards 2022, promovidos pela associação sem fins lucrativos World Food Travel.

A World Food Travel Association anunciou os vencedores do Global Culinary Travel Awards 2022, em meados de setembro, reconhecendo a excelência e a inovação em produtos e experiências gastronómicas para viajantes. A cerimónia será transmitida online na terça-feira, 11 de outubro de 2022, às 16h, horário de Londres, Reino Unido.

Os vencedores deste ano são:

Best Emphasis on Wellness & Health in Culinary Travel

1st place – Spa Eastman (Quebec, Canada)

Runner Up – Nomads, Nature & Nurture (Lebanon)

Best Use of Sustainability in Culinary Travel

1st – Vegan Travel Asia by VegVoyages (Nepal)

Runner Up – Herdade da Malhadinha Nova (Portugal)

Best Celebration of Culinary Culture in Culinary Travel

1st – Jiranileo (Zambia)

Runner Up – Heather’s Helsinki (Helsinki, Finland)

Best Focus on Wine & Beverages in Culinary Travel

1st – HaliPuu / Campfire Baristan (Finland)

Runner Up – Cadushy Distillery (Bonaire)

Best Appreciation of Agriculture & Rural in Culinary Travel

1st – La Balade Gourmande (Quebec, Canada)

Runner Up – Conseil de l’industrie bioalimentaire de l’Estrie (Quebec, Canada)

O Global Culinary Travel Awards (primeiro chamado de FoodTrekking Awards) foi introduzido pela WFTA em 2015 para definir a referência de excelência e inovação no setor. Os prémios anuais abrem em março e os vencedores são anunciados no outono. Este ano, 10 vencedores foram escolhidos entre 131 inscrições de 27 países que se esforçaram para ganhar reconhecimento pelos seus negócios ou destino.

As viagens culinárias foram oficialmente reconhecidas como uma indústria de nicho em 2001 com a publicação do relatório «Turismo Culinário: A Colheita Oculta». Desde então, a indústria tem experienciado um expressivo crescimento tanto na quantidade quanto na qualidade de produtos e experiências para viajantes amantes de gastronomia e restauração.

Recorde-se que a  World Food Travel Association (WFTA) foi fundada em 2003 como uma organização não governamental e sem fins lucrativos (ONG) e hoje é reconhecida como a maior autoridade mundial em turismo de Food & Beverage. A cada ano, a Associação acompanha 200.000 profissionais em mais de 150 países. O conhecimento, as ferramentas e o treino da WFTA ajudam profissionais e organizações da indústria a alavancar os produtos e experiências de F&B da sua área, para ajudar a criar um forte sentido de pertença, o que aumenta a chegada de visitantes; o valor da marca do destino e a exportação dos bens de sua área. Mas informações em worldfoodtravel.org.

SOBRE A MALHADINHA: 

Nascida em 1998, fruto da enorme determinação da família Soares em produzir nas suas terras abandonadas vinhos de elevadíssima qualidade, a Malhadinha Nova de imediato se transformou também no enorme desafio de manter a sustentabilidade e o equilíbrio natural de uma propriedade singular, nunca agredida por explorações exaustivas de solos através de adubações químicas e usos de pesticidas ou plantações de qualquer monocultura intensiva ou ainda alvo de qualquer especulação imobiliária. 

Em 2008 enveredaram pela hospitalidade, com a recuperação de uma ruína transformada em turismo rural com a casa Monte da Peceguina, mas foi em 2020, em plena pandemia, que inauguraram uma nova fase do projeto hoteleiro, novas villas espalhadas pela propriedade, todas recuperadas a partir de ruínas dos terrenos. Estas villas elevaram a herdade a um projeto de luxo, nunca perdendo o foco de sustentabilidade e de futuro. 

A enorme preocupação com a necessidade de partilhar e preservar conhecimento, saberes e tradições resulta num envolvimento das comunidades locais de artesãos, músicos, artistas em várias áreas da herdade, seja nos materiais utilizados na construção e recuperação das ruínas, em elementos de decoração presentes em todas as suites e villas e que podem ser comercializados na herdade, a pedido dos clientes. Também em todas as experiências promovidas pela HMN na sua atividade turística, se incluem património imaterial de conhecimento da região no que toca a artesanato e gastronomia.

Toda a propriedade encontra-se inserida dentro da “Rede Natura 2000“. Esta zona de proteção especial criada pela Unesco em 1998 visa proteger espécies extremamente raras. As medidas de sustentabilidade e proteção ambiental abrangem diferentes práticas, como: modo de produção biológico, uso eficiente da água, recurso a ETARES biológicas, recolha de águas da chuva, aquecidas em caldeiras com lenha da limpeza dos terrenos, criação de raças autóctones em regime extensivo, pastoreio, olival tradicional, entre outras. 

A Malhadinha Nova foi um dos primeiros produtores a integrar o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, um projeto pioneiro no país e um dos mais revelantes na Europa.