Grupo José Maria da Fonseca reforça compromisso com a sustentabilidade
A José Maria da Fonseca continua a demonstrar o seu compromisso com a sustentabilidade ao obter novas certificações e reforçar práticas ambientais inovadoras. A Adega José de Sousa, localizada no Alentejo, recebeu recentemente a certificação do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), um selo que reconhece boas práticas ambientais, sociais e económicas na região. Esta certificação reflete o compromisso da empresa em garantir processos produtivos sustentáveis e alinhados com os padrões exigidos pelo programa, que conta atualmente com mais de 637 membros, dos quais apenas 26 são certificados.
No seguimento desta aposta na sustentabilidade, a José Maria da Fonseca também renovou a sua certificação FAIR’N GREEN, um reconhecimento europeu que garante a adoção de boas práticas sustentáveis. A empresa foi pioneira em Portugal ao obter esta certificação em 2022, tendo como primeira referência certificada o icónico Periquita Reserva. Com uma produção anual de cerca de um milhão de litros, este vinho não só abastece o mercado nacional, como também é exportado para vários países.
«Estas certificações são o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos há décadas para tornar a nossa atividade mais sustentável. Somos uma empresa com 190 anos de história e acreditamos que o compromisso com o meio ambiente, a comunidade e a viabilidade económica é essencial para as próximas gerações», destaca António Soares Franco, CEO da José Maria da Fonseca.

Entre as diversas iniciativas sustentáveis da empresa, destaca-se a instalação, há três anos, de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo na Quinta da Bassaqueira, em Vila Nogueira de Azeitão. Este sistema, desenvolvido pela ENGIE Hemera, possibilita uma poupança energética de 38% e evita a emissão de 250 toneladas de CO2 por ano, o equivalente a preservar 55 hectares de floresta ou retirar 139 carros das estradas anualmente.
A José Maria da Fonseca foi também pioneira na certificação ambiental no setor vinícola português, tendo sido a primeira empresa a obter a norma ISO14001. Na área da segurança alimentar, alcançou o estatuto BRCGS Food em 2003 e, desde então, tem mantido classificações máximas após rigorosas auditorias anuais.
Adicionalmente, a empresa implementa medidas inovadoras para reduzir o consumo de água, estabelecendo metas anuais que incluem o tratamento e reutilização de águas residuais para rega dos seus espaços verdes. Desde 2007, a José Maria da Fonseca deixou de realizar descargas da sua Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) no meio hídrico, reforçando o seu compromisso com a proteção ambiental e a sustentabilidade.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!