Douro e Dão para brindar no Dia do Pai

A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, no Douro, e a Quinta da Taboadella, no Dão, sugerem vinhos para pais com diferentes personalidades, sejam eles mais adeptos do minimalismo, devotos da tradição ou à frente do tempo. As sugestões das duas casas produtoras pertencentes ao grupo Amorim incluem referências vínicas de diferentes estilos e origens. São elas:

Para pais minimalistas  – A uva é representada de forma simbólica nos rótulos dos vinhos Grainha, que receberam uma nova roupagem em 2022, um trabalho com a assinatura de Eduardo Aires, do Studio Eduardo Aires – o sinal visual no centro do rótulo é, ao mesmo tempo, uma representação da grainha e um registo da pinta da letra i. De imagem depurada, elegante e simples, os Grainha Branco Reserva 2022 e Grainha Tinto Reserva 2021 são sugestões da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo a pensar em pais minimalistas, apreciadores do design puro mesclado com referências vínicas que transmitem o carácter único do Douro. Se o branco nasce de uvas cultivadas em altitude, sendo um hino às terras altas da região, o tinto é um fiel retrato do clássico duriense, de textura sedosa, taninos finos e estrutura firme, com uma mistura envolvente de aromas frutados, densos e especiados.

Para pais vanguardistas – O ano de 2021 diz respeito à primeira colheita do Quinta Nova Blanc de Noir Reserva, cuja edição mais recente data de 2022. O reserva branco, único e vanguardista no Douro, nasce de uma uva tinta: é preciso subir as encostas da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo para encontrar uma Tinta Roriz que, dada a altitude, beneficia de maior frescura e linearidade. O resultado final traduz-se num vindo poderoso em boca e, ao mesmo tempo, delicado no nariz, onde notas cítricas andam de mãos dadas com a fruta branca de caroço.

Para pais irreverentes – Não é só pelo rótulo invulgar, que representa o esquisso da adega design da Taboadella desenhada a tinta da China, mas também pelo perfil irreverente. A colheita 2021 do Grande Villae Branco da Taboadella chegou recentemente ao mercado com um novo lote, mais audacioso: 100% Encruzado oriundo de parcelas distintas, com altitudes médias de 500 metros e exposições a oeste e a sul. O solo granítico arenoso siltoso deu origem a um vinho que se distingue pela sua mineralidade granítica. Um branco complexo e muito elegante, que fermentou e estagiou 20% em cubas de cimento, e o restante em barrica de carvalho francês de 500 litros. Um vinho vanguardista que está a marcar novas tendências na região do Dão.

Para pais fãs da tradição – O monocasta Taboadella Reserva Touriga Nacional 2020, uva autóctone do Dão, reflete a personalidade da região através das notas de violetas que marcam o nariz, mas também as de especiaria preta, aromas que se juntam a uma complexidade surpreendente. Uma sugestão da Taboadella para quem é adepto de honrar as tradições das regiões vitivinícolas.

Para pais maravilhosos – Porque todos os pais o são, as sugestões não poderiam ficar completas sem o ex-líbris da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo: o Mirabilis Tinto 2021, que tem como matéria-prima cachos pequenos e bagos singelos oriundos de vinhas velhas e centenárias. Textura e densidade fazem parte do ADN desta referência.  Inspirado nos grandes vinhos do mundo, resulta de uma criteriosa seleção das melhores parcelas e de uma vindima de manicure. É um vinho irrepetível e que espelha apenas anos vitícolas de extrema qualidade. Intenso de aromas, tridimensional e dono de uma enorme persistência física, o Mirabilis tinto é sinónimo de celebração da tradição e da sua reinvenção, das mãos que lhe dão forma e da vontade em ir mais além em busca de ‘algo maravilhoso’.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.