Cockburn’s abre as portas da Quinta dos Canais a artistas emergentes
Das ruas e museus para a paisagem duriense. A Cockburn’s – reconhecida casa de vinho do Porto da Symington Family Estates – acaba de lançar uma iniciativa que vai transportar a arte até às paredes da Quinta dos Canais, a casa da marca na região do Douro. ‘Mosto’ – expressão que designa o sumo de uvas frescas destinado à fermentação alcoólica – foi o nome escolhido para o projeto, que pretende ser um espaço de ‘fermentação de ideias’ para artistas profissionais e emergentes, proporcionando uma plataforma de criação e partilha do seu trabalho.
O desafio da Cockburn’s está, pois, lançado: uma residência artística de duas semanas em contacto com a natureza singular do Douro, longe de convenções e promovendo a total liberdade dos artistas. Cada residência terá, como produto final, uma obra inspirada no ambiente envolvente da Quinta e no espírito próprio da marca, que pretende, a longo prazo, desenvolver uma exposição com as diferentes criações.
A primeira residência na Quinta dos Canais decorreu entre 6 e 12 de maio, no seguimento de um convite realizado a Gavin Renshaw (Tea One). O artista inglês foi o vencedor da mais recente edição da Street Art Competition, em setembro do ano passado, tendo conquistado o júri com um mural que destacava os barcos rabelos e a paisagem do rio Douro. Ao longo dos próximos meses, a Cockburn’s dará a outros artistas a oportunidade de se juntarem ao projeto ‘Mosto’. As candidaturas para as próximas residências artísticas já estão abertas e deverão ser submetidas por e-mail, através do endereçomosto@cockburns.com.
O projeto ‘Mosto’ assinala mais um passo da Cockburn’s no apoio à cultura e, em particular, às artes visuais. A marca, que tem vindo a destacar-se pela abordagem jovem e irreverente no comércio e consumo do vinho do Porto, promoveu, nos últimos três anos, a Street Art Competition. A iniciativa já reuniu, nas Caves Cockburn’s, dezenas de artistas nacionais e internacionais, desafiados a criar, durante uma tarde, projetos inspirados nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, no vinho do Porto e no património material e imaterial do Douro.
A aposta numa relação de proximidade com estes artistas, assim como o desejo de ser uma aliada dos artistas emergentes, são prioridade da marca, que tem promovido outras iniciativas neste âmbito. Exemplo disso é o lançamento, em 2023, de uma caixa exclusiva de Porto Vintage 2007 e Quinta dos Canais Vintage 2007, ilustrada pela artista brasileira Paula Rezende – vencedora da Street Art Competition 2022. E porque irreverência e tradição caminham de mãos dadas, a Cockburn’s homenageou o trabalho dos tanoeiros através de um mural, desenvolvido em parceria com o Projeto Ruído e apresentado no ano passado, nas paredes da Garrafeira do Carmo, na baixa do Porto. Refira-se que a Cockburn’s é a única casa de vinho do Porto com uma tanoaria nas suas caves, albergando também o maior armazém de envelhecimento de vinho do Porto da zona histórica de Vila Nova de Gaia.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!