Churchill’s anuncia novas colheitas

A Churchill’s apresentou esta semana as novas colheitas dos seus vinhos Churchill’s Estates Grafite e Quinta da Gricha Douro. Fundada em 1981 pelo enólogo Johnny Graham, que representa a 5ª geração da sua família a produzir vinho do Douro, a Churchill’s afirma-se como uma emblemática produtora de vinhos portuguesa, familiar e independente.

Ao mercado chegam Churchill’s Estates Grafite Tinto 2020, a interpretação da marca de um tinto elegante e clássico do Douro. Com cerca de 30% do lote a estagiar 12 meses em casco de carvalho francês, este vinho apresenta aromas a flores e frutos silvestres escuros, com taninos suaves e um toque de especiarias no final.

Também da linha Churchill’s Estates Grafite, são agora lançados o Touriga Nacional e o Grande Reserva 2015. O Churchill’s Estates Grafite Touriga Nacional é um vinho intenso e complexo em boca, com aromas a manjericão selvagem e notas de pimentos verdes frescos e especiarias, que espelha bem a frescura que caracteriza os vinhos da Churchill’s. O Churchill’s Estates Grande Reserva é produzido a partir de vinhas velhas da região do Douro. Um vinho robusto e complexo com sabores de fruta escura, sustentado por taninos firmes e notas de envelhecimento em madeira bem integradas. É um vinho com excelente potencial de envelhecimento. 

A linha Churchill’s Estates Grafite é produzida com castas autóctones da região do Douro, com o objetivo de expressar a riqueza inigualável deste ‘terroir’ extremo e único no mundo. O nome grafite é uma homenagem à assinatura artística dos enólogos, que se dedicam a produzir estes vinhos da forma mais natural possível.

A antecipar também a chegada ao mercado, a marca apresentou o Quinta da Gricha 2020. Produzido exclusivamente com uvas da Quinta da Gricha, este vinho expressa as características únicas deste ‘terroir’. A Quinta da Gricha é a casa da Churchill’s no Douro, no coração do Cima Corgo. Com lagares que datam de 1852, e beneficiando de uma exposição virada a norte, a Gricha produz vinhos onde o poder e a estrutura se fundem com o carácter mais selvagem e a beleza do ‘terroir’. O perfil de assinatura dos vinhos da Gricha é a vibrante combinação de frescura, mineralidade e acidez natural.

Aproveitando a ocasião, o enólogo da casa Ricardo Pinto Nunes, falou de uma vindima de 2023 bem intensa, mas com muita expectativa no resultado dos vinhos que agora envelhecem. «Na Churchill’s começamos a vindima a 23 de agosto, com os vinhos do Douro. As uvas para vinho do Porto começaram a entrar na adega no dia 1 de setembro. No início tivemos tempo muito quente e estável, mas durante o mês de setembro tivemos períodos de chuvas intensas que obrigaram a que o ritmo de corte fosse sendo constantemente adaptado em função das instabilidades climáticas»., explica o enólogo. «Mas a verdade é que estamos muito entusiasmados com o potencial dos vinhos este ano, especialmente aqueles colhidos antes da segunda vaga de precipitação mais forte».

As novas colheitas dos vinhos Churchill’s Estates Grafite e Quinta da Gricha chegam ao mercado já em novembro e podem ser encontrados em restaurantes, garrafeiras especializadas ou nos espaços de enoturismo da Churchill’s.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.