Casa do Canto lançam novidades desenhadas pela M&A Creative

A Casa do Canto lançou recentemente algumas novidades idealizadas pela M&A Creative, que produziu uma nova série de Packaging de Luxo, dois projetos únicos que foram pensados, desenhados e materializados com elevado nível de detalhe, rigor qualitativo e produtivo, processo este que levou vários meses até chegar ao resultado final. 

Utilizando o alumínio e o cobre como materiais diferenciadores, que surgem pela primeira vez na história dos rótulos do vinho português, a  M&A creative assume-se como uma das mais criativas agências de design, sempre a trilhar pelo caminho da criatividade e originalidade.

O rótulo 3 Barricas foi inspirado na história de três amigos que se juntaram para fazer um lote muito especial, e depois deixaram-no a estagiar para mais tarde perceber que vinho daria. Agora que está pronto a ser lançado no mercado, a sua qualidade é também evidenciada através deste packaging, que no seu formato minimalista e arrojado revela uma peça metálica – o número 3 – que teve de ser adaptado à curvatura da garrafa, sendo ainda alvo de um tratamento de superfície para obter os tons de bronze envelhecido. A restante informação do vinho encontra-se impressa/serigrafada diretamente na garrafa a tinta branca.

Um vinho topo de gama que também é uma homeganem do proprietário desta casa –  António Nogueira do Canto –  ao seu avô, apelidado de ‘Janota’ , já que ainda menino, apesar de ir descalço para a escola, entrou um dia nas aulas com uma gravata do seu pai ao pescoço.

Já o rótulo do Baga Clássico é a materialização de um sonho há muito desejado pela M&A Creative: conceber um rótulo com a beleza e o detalhe de uma peça de alta relojoaria. Uma peça de enorme precisão e estética, que promovem uma experiência táctil única, trabalhada em alumínio, com cunhos de alto e baixo relevo, exponenciados ao mais alto nível.

O rótulo é uma descoberta contínua, uma verdadeira escultura idealizada através de um jogo de palavras cruzadas, que descrevem as particularidades do vinho. E também um convite ao apreciador do vinho a descobrir essas mesmas palavras, descreve em comunicado a M&A Creative.

Um projeto de luxo de edição limitada reduzidas (entre 900 a 1500 garrafas respetivamente), que inclui vinhos e packaging de luxo, incluindo caixa de transporte exclusiva. 

A Casa do Canto foi fundada em 1680, mas a sua história mais recente remonta aos primórdios do século XIX, época em que António Rodrigues, e posteriormente os seus filhos António e Manuel Joaquim, aumentaram de tal modo o património de vinhas na Bairrada, que a produção de vinho em 1856 ultrapassou todas as expectativas (4.678 pipas), tornando-se assim na maior adega da região. O feito ficou gravado numa pedra que ainda hoje se encontra na adega. 

Os vinhedos da Casa do Canto encontram-se localizados nos melhores solos argilo calcários da Bairrada e, embora a tendência seja diversificar as castas de acordo com as tendências de mercado, que pedem vinhos mais fáceis de beber, a rainha ainda é a Baga, a casta de eleição da região, que dá origem a vinhos complexos e de enorme frescura.