Vinhos do Alentejo lançam campanha de sensibilização junto de consumidores
Desde 2015 a trabalhar para ficar tudo na mesma»: este é o mote da campanha que a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) lançou no inicio de Março e que pretende despertar os consumidores para a urgência da mudança de paradigma e para a adoção de comportamentos sustentáveis, ao mesmo tempo que dão a conhecer a aplicação, na região, do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), iniciativa pioneira no país e única no que diz respeito à certificação de produção sustentável. Manter a região tal como a conhecemos é o objetivo do PSVA que surgiu em 2015 e conta já com 632 membros, que representam já 58% da área de vinha do Alentejo.
Para além dos notórios benefícios ambientais que traz ao implementar uma vitivinicultura que respeita os recursos naturais, a biodiversidade e o ritmo da natureza, a adoção ao PSVA resulta, ainda, em assinaláveis vantagens económicas para os produtores e, consequentemente, para a economia de toda a região. «Queremos que os consumidores sintam que, ao optarem por um vinho alentejano de produção sustentável, estão a premiar os produtores que se preocupam em produzir vinho, respeitando os recursos naturais e contribuindo para melhorar o NOTA DE IMPRENSA 02.03.2023 | PÁGIINA 2 DE 2 presente e o futuro da região: mais recursos ambientais e económicos e, consequentemente, melhores condições sociais», salienta Francisco Mateus, presidente da CVRA.
A campanha que estará online nas principais plataformas digitais nacionais – das redes sociais até à imprensa – conta com a assinatura da agência Projecto Manhattan e pretende chegar a diferentes gerações que encaram a sustentabilidade com diferentes graus de importância, sensibilizando o consumidor final para o consumo de vinhos produzido de uma forma sustentável, uma realidade cada vez mais presente nos vinhos alentejanos.
SOBRE A COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL ALENTEJANA: A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade. O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia. Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.
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