Soalheiro publica livro ‘Manta de Retalhos’

A Quinta de Soalheiro publicou o livro ‘Manta de Retalhos’ uma homenagem às mais de 180 famílias do Clube de Viticultores do Soalheiro, ao território de Monção e Melgaço e ao Alvarinho. O livro dará origem a duas exposições de fotografia que se vão realizar no Porto e em Lisboa. A primeira será inaugurada no dia 29 de novembro na Galeria Fernando Santos, na Rua Miguel Bombarda, no Porto, podendo ser visitada até dia 10 de dezembro.

O livro ‘Manta de Retalhos – Rostos do Alvarinho’, da autoria de João Bernardino e Kitato (Luís Octávio Costa), é um retrato do Clube de Viticultores do Soalheiro, partindo da ideia de que a grandeza do Alvarinho de Monção e Melgaço se faz localmente, por muitas mãos, numa manta de retalhos onde cada parcela tem o rosto de quem cuida. Os viticultores foram fotografados durante um ciclo da vinha, deixando testemunhos sobre a ligação ao Alvarinho, resultando numa edição exclusiva que conta com prefácios dos professores Álvaro Domingues e Gonçalo Maia Marques.

A singularidade de Monção e Melgaço deve-se às condições naturais, um vale rodeado de montanhas, e ao esforço coletivo das pessoas que cultivaram o Alvarinho. O conhecimento passa de geração em geração e cada parcela é cuidada como um jardim por estas famílias, que, mesmo com outras ocupações profissionais, dedicam o seu tempo livre para obter um rendimento complementar. O Alvarinho é das uvas mais caras do país, garantindo a sustentabilidade da agricultura e preservação desta paisagem de recorte único, que vista de cima, nos remete a uma manta de retalhos, cada um com a história de uma família, como a do Soalheiro.

«Estamos muito gratos aos nossos viticultores, que hoje fazem parte desta família de famílias que é o Soalheiro. Sem eles, os nossos vinhos não seriam o que são hoje e o sonho não continuava. Este livro é uma maneira de honrar o cuidado criterioso com as uvas e o compromisso inabalável com o Soalheiro», refere a família Cerdeira, fundadora da primeira marca de Alvarinho de Melgaço.

O lançamento recente do livro ‘Manta de Retalhos’, contou com casa cheia, onde o livro foi distribuído às famílias de viticultores e à equipa do Soalheiro. A publicação bilingue, com uma tiragem de 1000 exemplares, vai estar disponível de forma gratuita, na íntegra, a partir de dia 29 de novembro no site www.mantaderetalhos.pt e poderá ser consultado fisicamente no Soalheiro e nas duas Exposições de Fotografia de apresentação do livro, no Porto e em Lisboa.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.