Os novos lançamentos de Verão da Ravasqueira
Cinco anos depois do último lançamento, o monocasta Alvarinho da Ravasqueira dá-se de novo a provar, mesmo a tempo de refrescar os meses mais quentes da primavera e do verão. Produzido em exclusivo a partir das uvas da casta nacional especialmente conotada com a região dos vinhos verdes, este vinho monocasta tem origem numa parcela muito específica, vinificada com grande precisão e com menos de um hectare – entre os 3.000 que compõem a propriedade alentejana, em Arraiolos.
O Ravasqueira Alvarinho 2023 (15€) fez a sua fermentação em cuba de inox e estágio a baixas temperaturas, permanecendo sobre as borras com battonage moderada durante os cinco meses de estágio prévios ao engarrafamento. Em resultado, um vinho com tons esverdeados e limonados intensos e brilhantes, um nariz expressivo com flor de laranjeira intensa, que ganha expressão com o tempo no copo e temperatura. Na prova, vinca muito o seu carácter mineral com notas cítricas. Um branco para provar desde já, nos dias mais longos de 2024, mas que apresenta também um grande potencial de guarda.
Igualmente a chegar ao mercado, a tempo de refrescar os amantes de grandes vinhos brancos, está o Vinha das Romãs Blanc de Noirs 2023 (21€), um branco muito especial, feito a partir das mesmas uvas tintas que estão na base do icónico Vinha das Romãs Tinto. Uma técnica batizada pelos franceses como blanc de noirs (branco de uvas tintas), que permite extrair o fundamental das uvas, oferecendo ao vinho uma acidez crocante, a sua especial marca, equilibrada pela fruta – com as notas de pêssego e damasco a conjugarem de forma perfeita com a mineralidade muito presente. Um branco que mostra a qualidade e a plasticidade a quem o bebe, sendo eminentemente gastronómico, mas igualmente um bom vinho de guarda, para meia dúzia de anos.
«As altas temperaturas registadas no último Verão e a excelente acidez apresentada pelas uvas de Alvarinho, permitiram produzir um monocasta de grande qualidade e com características excecionais. Seis anos depois da última edição, considerámos que 2023 foi um ano com as condições ótimas para a casta se apresentar e surpreender. O equilíbrio entre a fruta e a acidez criam uma boca fantástica e um aroma que vai conquistar quem o provar», afirma David Baverstock, Chairman Winemaker da WineStone, grupo que detém a Ravasqueira.
Por sua vez, Ana Filipa Pereira, responsável pela enologia da Ravasqueira, destaca as qualidades da terceira edição do Blanc Noirs do Vinha das Romãs: «O Vinha das Romãs é já, sem dúvida, um grande ícone desta casa, muito marcado pela parcela em que as suas uvas crescem, onde antes se situava um pomar de romãzeiras. Fazer este branco, a partir de uvas tintas, é sempre um desafio, uma responsabilidade e uma descoberta simplesmente apaixonantes. O resultado final, tão deliciosamente equilibrado, faz-nos crer que terá o mesmo sucesso que o seu ‘irmão’ tinto».
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!