Moscatel da JMF datado de 1924 premiado

O Moscatel de Setúbal Superior 1924, produzido pela histórica casa vinícola José Maria da Fonseca, foi eleito o Melhor Fortificado do Ano pela Revista de Vinhos. A distinção foi atribuída no âmbito da 21.ª edição do evento ‘Essência do Vinho – Porto’, que decorreu no Palácio da Bolsa, reunindo especialistas e apreciadores do setor.

Com enologia assinada por Domingos Soares Franco, esta edição especial e comemorativa do Moscatel de Setúbal de 1924 destacou-se numa prova cega conduzida pelo júri do ‘TOP 10 Vinhos Portugueses’, formado por meia centena de provadores de 14 nacionalidades, incluindo jornalistas, críticos, sommeliers e importadores. No total, foram avaliadas 65 amostras nas categorias de tinto, branco, rosé e fortificado, previamente selecionadas pela Revista de Vinhos.

Esta colheita centenária foi escolhida pela sexta e sétima geração da família Soares Franco para assinalar os 190 anos da José Maria da Fonseca, o mais antigo produtor deste tipo de vinho generoso. Para António Maria Soares Franco, Co-CEO da empresa, este reconhecimento reforça o compromisso da marca com a excelência e a longevidade. «O Moscatel de Setúbal Superior de 1924 é uma colheita única, que reflete a profundidade e os valores que defendemos. Este prémio reforça o nosso caminho e compromisso com o futuro», afirmou.

Detentora de um património único de Moscatéis de Setúbal, a José Maria da Fonseca tem na Adega dos Teares Velhos um autêntico tesouro de colheitas históricas, preservadas com o objetivo de manter vivo o património cultural e enológico da região. Fundada em 1834, a produtora comemorou 190 anos em 2024, marcando a data com uma renovação da imagem corporativa e do logótipo.

Líder na produção e comercialização de vinhos de mesa e generosos em Portugal, a José Maria da Fonseca exporta para mais de 70 países. A empresa destaca-se ainda pelo seu compromisso ambiental, sendo pioneira na certificação ambiental ISO 14001 no setor vitivinícola português. Em 2021, instalou um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo e tornou-se o primeiro produtor de vinho nacional certificado pelo referencial FAIR’N GREEN, que atesta boas práticas sustentáveis.

Com um portefólio que ultrapassa sessenta marcas e abrange as principais regiões vitivinícolas do país, como Península de Setúbal, Alentejo, Douro, Dão e Vinhos Verdes, a José Maria da Fonseca continua a inovar, preservando a sua herança e surpreendendo o mercado com vinhos de elevada qualidade. Mantendo-se como uma empresa 100% familiar, atualmente gerida pela sétima geração, a produtora reforça o seu estatuto como um dos nomes mais emblemáticos do setor vitivinícola português.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *