JMF lança nova campanha de recolha de rolhas

Pelo terceiro ano consecutivo a José Maria da Fonseca Distribuição promove, em conjunto com outros produtores, uma campanha para reciclagem de rolhas que, nos últimos dois anos, resultou na plantação de mais de 9500 árvores.

A campanha ‘Vinhos que vão bem com o ambiente’, promovida pela José Maria da Fonseca Distribuição e pelos seus parceiros – os produtores José Maria da Fonseca, Ravasqueira, Lima & Smith e Quinta da Lagoalva – está em vigor até 31 de outubro, nas superfícies comerciais aderentes. Um projeto com foco na sustentabilidade e que tem por objetivo a reflorestação do território nacional. O sucesso alcançado nos últimos dois anos resultou na recolha de 95 266 rolhas e na plantação de 9 526 árvores autóctones.

Esta campanha está disponível em várias superfícies comerciais – supermercados e hipermercados – que disponibilizam mini-rolhões para os clientes levarem para casa e reunirem as rolhas de cortiça usadas, que podem depois serem entregues nas lojas aderentes, nomeadamente no depósito junto ao espaço das marcas. «Depois do sucesso dos últimos dois anos não podíamos deixar de apostar novamente nesta campanha, em conjunto com os nossos parceiros. A José Maria da Fonseca tem um compromisso muito forte com a sustentabilidade e queremos continuar a apelar para a necessidade de reciclarmos rolhas de cortiça e para a recuperação da nossa floresta», refere António Maria Soares Franco, Co-CEO da José Maria da Fonseca.

À semelhança das edições anteriores, a entrega de rolhas é ilimitada e pode ser realizada diversas vezes até ao término da campanha. Por cada 10 rolhas de cortiça recolhidas, 1 árvore será plantada.  «Com a campanha deste ano pretendemos atingir a plantação total de 100 mil árvores e contamos com os consumidores portugueses para essa missão», sublinha o CEO da produtora de vinhos.

Associada ao Green Cork, projeto coordenado pela Quercus de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem em parceria com a Amorim, esta campanha vive nos supermercados, mas também fora deles. Desde o ano passado que a José Maria da Fonseca tem depósitos para recolha de rolhas nas suas instalações, assim como nos seus espaços de enoturismo – Casa-Museu José Maria da Fonseca e Adega José de Sousa – e no restaurante Wine Corner, para que clientes e visitantes possam participar nesta iniciativa.

Esta campanha insere-se nas políticas e práticas sustentáveis da José Maria da Fonseca, que se preocupa há várias décadas com o meio ambiente. A produtora de Azeitão foi a primeira empresa em Portugal a obter a certificação em sustentabilidade Fair’N Green, concluiu em 2023, a instalação de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo, na Quinta da Bassaqueira, em Vila Nogueira de Azeitão, que permite uma poupança energética de 38%.

Pode consultar aqui os supermercados aderentes à campanha:

Auchan Amadora

El Corte Inglés Beloura

Pingo Doce Belavista

Intermarché Leiria

Intermarché Lourinhã

E. Leclerc Cascais

Auchan Setúbal

Continente Bom Dia Azeitão

E.leclerc Montijo

Intermarché Aljezur

Modelo Albufeira

Modelo Setúbal

Intermarché Carvalhos

E.leclerc Lordelo

Continente Antas

Continente Maia Jardim

Continente Braga

E.leclerc Braga

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.