Comissão vitivinícola do algarve expande vinho espumante IG Algarve
A CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve informou que já foi oficialmente concedida pelo IPAC – Instituto Português da Acreditação, a extensão para o produto Vinho Espumante IG Algarve. O processo, iniciado em Fevereiro de 2020, decorreu durante o período de pandemia, tendo saído o primeiro espumante de Negra Mole em Dezembro de 2020. Agora, a concessão da extensão pelo IPAC sublinha a possibilidade de produzir um produto vínico importante no portfolio de certificação.
Neste momento o algarve já tem seis produtores com processos de certificação de espumante em curso ou finalizado: Quinta João Clara, Artemis, Quinta dos Santos, Quinta do Barranco Longo, Morgado do Quintão e Adega do Cantor. Um número que a CVA pretende duplicar no próximo ano.
As castas que até ao momento têm sido mais utilizadas na produção de espumantes certificados na região tê m sido a Negra-Mole, casta autóctone do Algarve, e a Arinto. No total, perto de 17.000litros de espumante da região estão atualmente certificados como IG Algarve.
A Comissão Vitivinícola do Algarve é entidade acreditada desde 2012 para a certificação dos produtos vitivinícolas com Denominação de Origem Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira e Indicação Geográfica Algarve. Tem registado, ao longo dos últimos anos, uma evolução bastante positiva ao nível do aumento do número de produtores, área de vinha, produção e qualidade dos vinhos.