Jardim de Vinhas é um novo percurso pedestre que alia turismo do vinho e de natureza

A partir de 1 de maio, o Município de Palmela dispõe do Percurso Pedestre ‘Jardim de Vinhas’, o primeiro de índole enoturística na Península de Setúbal, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e as adegas aderentes, onde se encontra a Casa Ermelinda Freitas, associada da APENO. 

Com uma extensão de 11,5 kms, o projeto inclui a sugestão de visita aos cinco produtores aderentes e dispõe de painéis informativos em cada uma das adegas, assim como placas identificativas das várias castas encontradas ao longo do percurso. 

Em processo de homologação enquanto PR – Pequena Rota, o percurso pode ser iniciado em qualquer uma das adegas e realizado em ambos os sentidos, estando marcado de acordo com o Regulamento de Percursos Pedestres da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Trata-se de um investimento que surge na sequência do desenvolvimento do trabalho municipal para implementação de percursos pedestres e cicláveis no território, em consonância com os objetivos do projeto ‘Centro Rural Vinum – Fernando Pó’. Promover a regeneração urbana do local, enquanto espaço residencial e de atração turística; promover, valorizar e divulgar a cultura local e incrementar a economia local; Impulsionar o investimento integrado, com base no desenvolvimento vitivinícola e dotar o espaço de estruturas de apoio à/ao visitante e equipamentos multifuncionais em torno do conceito “aldeia do vinho” são os objetivos centrais do projeto.

Este novo percurso vem reforçar a oferta no quadro do turismo de natureza e do enoturismo, valorizando a atração do mundo rural e das Freguesias de Poceirão e Marateca.