Família Amorim inaugura Taboadella
Dois anos depois da aquisição da Taboadella, o Grupo Amorim apresenta ao mercado a sua primeira gama de vinhos do Dão, oito vinhos clássicos e de grande complexidade e frescura, abrindo também as portas da nova adega e ao enoturismo.
«O investimento na Taboadella é pensado e muito desejado», refere Luisa Amorim. «Há 20 anos que estamos no Douro com a Quinta Nova de Nossa Senhora mas nunca escondemos que tínhamos pelo Dão uma grande admiração. É uma região clássica de vinhos em Portugal e a primeira a ser demarcada para vinhos não licorosos, e foi aqui nesta região vizinha do Douro que encontrámos este território de altitude detentor de solos de granito e microterroirs de excelência. A Taboadella tem uma mancha de vinha única que permite produzir grandes vinhos, com uma tipicidade notável conseguindo manter este caráter ancestral do Dão que é o que realmente queremos», remata.
A adega de 2500 m2 foi projetada por Carlos Castanheira, uma referência na arquitetura nacional, e já está a aberta a visitas. No final, é obrigatória uma visita à Wine House de Enoturismo da Taboadella, projetado pela arquiteta Ana Vale, onde além da prova de vinhos e da compra dos mesmos se podem adquirir outros produtos, incluindo queijos, produtos gourmet e objectos decorativos entre os quais, cobertores, cadernos e cerâmica variada.
Enquadrada pela singular beleza da Serra da Estrela e os vales do Pereiro e do Sequeiro, a Taboadella é uma das mais bonitas quintas do Dão, não só pela dimensão da sua vinha e pelos edifícios medievais construídos em pedra de granito na sombra da floresta, um cenário perfeito para quem visita a região e que ficará completo em breve com a recuperação da casa principal, com oito quartos, que estará disponível para alugar em regime de exclusividade e para estadias mínimas de duas noites.