Primeiro livro da Associação Amigos de Ventozelo chega esta semana às bancas

Foi lançado, no dia 14 de Maio, com o jornal Público o livro «Denominações de Origem Porto e Douro: coexistência e governança», o primeiro de uma compilação de sete cadernos decorrentes da análise dos mais diversos temas sobre o Douro, levados a debate na Quinta de Ventozelo. Esta é uma iniciativa que resulta do programa ‘Artes & Ideias em Ventozelo’ para o biénio 21-22, um projeto da associação Amigos de Ventozelo, e que tem como objetivo primordial a promoção, divulgação e defesa da Quinta de Ventozelo e do Douro, das suas belezas naturais, produtos e recursos, através da intervenção artística e do debate de ideias sobre a região. 

Em plena celebração do vigésimo aniversário do Douro Vinhateiro a Património Mundial da UNESCO, o programa ‘Artes & Ideias em Ventozelo’ divide-se em dois eixos específicos, que se pretende que sejam criativos e provocadores. De um lado, as ‘Artes’: entre 2021 e 2022, serão inauguradas um total de seis exposições com curadoria de Manuel Novaes Cabral (que assume também a presidência da Direção da associação Amigos de Ventozelo) e de Nuno Faria. Estas intercalam sempre um artista plástico consagrado (como, por exemplo, Sobral Centeno ou Graça Pereira Coutinho), que apadrinhará de seguida o convite a um artista mais jovem (entres outros, Luísa Mota). A par das ‘Artes’, as ‘Ideias’, que se materializam na realização de sete debates ‘Conversas em Ventozelo’, relacionados com o Douro e o seu futuro. Para cada tema é convidada uma personalidade académica para relatar o ‘estado da arte’, abrindo-se depois o debate aos participantes convidados destas conversas, que se têm realizado em Ventozelo desde a primavera de 2021. A síntese dos debates é da responsabilidade do Professor Luís Valente de Oliveira que, além de ter o papel de coordenador e relator das Ideias, desempenha também as funções de Presidente da Assembleia geral da associação Amigos de Ventozelo. O resumo de cada discussão levada a debate é depois publicado num caderno temático, onde se podem também encontrar as ideias chave da reflexão conjunta feita para cada tema. É assim que nasce o livro ‘Denominações de Origem Porto e Douro: coexistência e governança’, o primeiro de sete títulos que serão editados e distribuídos ao longo dos próximos meses juntamente com o jornal Público. No final, será ainda produzida uma caixa que permitirá agrupar a coleção dos sete cadernos de Ideias. O preço unitário é de €2,90 (sobre o valor da compra do jornal), e estarão à venda em exclusivo com o Público. 

TÍTULOS DOS SETE CADERNOS: 1. Denominações de Origem Porto e Douro: coexistência e governança; 2. Demografia e desenvolvimento regional – política de imigração para o Douro; 3. Património Mundial 20 anos depois – história, cultura e património do Douro; 4. Sustentabilidade ambiental, económica e social do Douro; 5. Promoção e internacionalização das marcas e do território do Douro; 6. Qualificação e Inovação no Douro; 7. Os desafios da nova economia para o Douro.