Churchill’s sugere Grafite tinto 2019 para o dia dos Namorados

A Churchill’s nasceu de uma história de amor e, desde 1981, tem-se afirmado como uma produtora portuguesa familiar e independente. Um dos valores intrínsecos à marca é que cada vinho produzido seja um tributo ao inigualável terroir da mais antiga região demarcada do mundo.

Grafite é uma designação recente dentro da família de vinhos da Churchill’s e vem homenagear a assinatura artística dos seus enólogos, que se têm dedicado à criação de vinhos singulares, através do uso de métodos de produção tradicional e de intervenção mínima.

Este vinho fresco e equilibrado, a interpretação da Churchill’s de um tinto moderno e elegante, apresenta-se como uma excelente opção para acompanhar uma refeição romântica de celebração, como é o Dia de São Valentim. Pela sua versatilidade, o Grafite tinto é um convite a harmonizações diversas, perfeito para acompanhar uma refeição.

De tonalidade violeta, apresenta-se rico e saboroso, com notas que remetem para frutos silvestres maduros e folha de tabaco seco. O nariz é especiado, com notas de ervas selvagens. É um vinho rico e saboroso em boca. Desenvolvido com as castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. P.V.P. de 13,50€.

Graham’s homenageia James Symington com edição limitada

A Graham’s – reconhecida casa de vinho do Porto, detida pela família Symington – acaba de lançar uma edição limitada do Porto Reserva Six Grapes para honrar a memória de James Symington. O Six Grapes Special Vila Velha Edition é elaborado exclusivamente a partir das melhores parcelas da Quinta da Vila Velha – uma das quatro propriedades do Douro que compõem os vinhos do Porto Graham’s. Esta edição especial do ruby reserva produzida pela família Symington homenageia James Symington, falecido em 2020, sublinhando o seu papel determinante no desenvolvimento da emblemática insígnia Six Grapes da Graham’s.

Adquirida em 1987, James Symington trabalhou incansavelmente durante mais de três décadas na Quinta da Vila Velha para a restaurar e ampliar. Actualmente, a propriedade conta com 145 hectares, dos quais 55 hectares plantados com vinha e, graças à sua posição privilegiada na margem sul do rio Douro, a Vila Velha produz vinhos bem estruturados e equilibrados, que constituem componentes essenciais dos vinhos do Porto Vintage da Graham’s. O agora lançado “Special Vila Velha Edition” sucede a duas edições limitadas anteriores do Six Grapes – uma obtida exclusivamente a partir de vinhas velhas (“Old Vines”) de propriedades da Graham’s e outra designada “River Quintas”, por ter origem em parcelas ribeirinhas das propriedades da Graham’s.

O símbolo Six Grapes teve origem no século XIX, como um código que os enólogos da Graham’s utilizavam para identificar os cascos que continham os melhores vinhos de cada colheita, e que eram frequentemente engarrafados como Porto Vintage. No início da década de 1900, a Graham’s começou a engarrafar um Porto reserva a partir de lotes selecionados, a partir dos cascos não utilizados para lotes de Porto Vintage. Mais de um século depois, o Six Grapes continua a ser o emblemático Porto Reserva da Graham’s, mas em 1970 (ano em que a família Symington adquiriu a Casa Graham) a insígnia era uma sombra do que tinha sido outrora.

James Symington trabalhou empenhadamente ao longo de mais de uma década para ressuscitar a marca Six Grapes. Atualmente, a insígnia é distribuída em 38 mercados, com uma forte presença nos segmentos do on e off-trade (canais Horeca e retalho tradicional) nos seus cinco principais mercados: Portugal, EUA, Reino Unido, Canadá e Países Baixos. É um dos Vinhos do Porto mais reconhecidos nos EUA.

A edição agora lançada tem uma produção de apenas 12.000 garrafas, assumindo-se como um vinho único, em memória de James Symington. Rupert Symington, CEO da Symington Family Estates e filho de James, afirmou: «Engarrafámos este vinho, de edição limitada, para celebrar o meu pai e a propriedade que ele reconstruiu ao longo de um período de mais de 30 anos e que depois passou ao meu cuidado. Com fragrâncias florais e resinosas de pinho e eucalipto, aliadas a um opulento sabor de frutos negros concentrados, o vinho é uma expressão maravilhosa da Quinta da Vila Velha e um justo tributo ao trabalho do meu pai».

Casal Garcia lança segunda edição do passatempo #TRAJAAALEGRIA

A partir de 30 de janeiro, as tunas de todo o país têm um mês para tirar as capas do armário, afinar os instrumentos e submeter a sua candidatura no #TRAJAAALEGRIA2023. O desafio é fazer a melhor interpretação do jingle de Casal Garcia e os prémios incluem centenas de brindes à Alegria. #TRAJAAALEGRIA já faz parte do calendário académico. Uma parceria entre Casal Garcia e a revista Mais Superior que desafia as tunas de todas as Instituições de Ensino Superior portuguesas a criar a sua versão do jingle #sigaaalegria (https://www.youtube.com/watch?v=HXrP4kIXSG0).

Voltam a soar os cavaquinhos e as pandeiretas, os bandolins e as guitarradas. Regressam os malabarismos, erguem-se os estandartes e ensaiam-se os falsetes. Esta é uma ode aos momentos boémios repletos de amizade e camaradagem, na busca pelo melhor arranjo musical e vídeo mais divertido. O passatempo #TRAJAAALEGRIA2023 decorre entre 30 de janeiro e 28 de fevereiro – para formalizar a participação basta preencher o formulário disponível aqui e submeter a candidatura. Os vídeos devem ser carregados no canal de Youtube de cada tuna e identificados de acordo com as indicações em regulamento. O Top 5 será escolhido nos primeiros dias de março e, posteriormente, sujeito a votação pelos seguidores de Casal Garcia no seu Instagram (https://www.instagram.com/casal_garcia/). A tuna vencedora será conhecida a 16 de março. 

Logo após a publicação do vídeo, todas as tunas serão presenteadas com uma Caixa Alegria composta por uma seleção de 10 produtos Casal Garcia, como prémio de participação. A tuna vencedora ganha bilhetes de acesso ao jogo Escape Garden da Quinta da Aveleda, bem como entradas para o festival Maracujália a acontecer na Casa da Música, no Porto – para ambas as experiências, Casal Garcia oferece um bilhete por cada membro da tuna, independentemente do seu número de integrantes. Adicionalmente, a grande vencedora receberá ainda mais de 100 garrafas de vários produtos Casal Garcia destinadas a uma celebração académica à sua escolha. 

Esta é a primeira iniciativa do ano que junta Casal Garcia e o universo da música. Enquanto embaixador da Alegria, a marca tem vindo a afirmar-se cada vez mais nesta relação, traçando um caminho que, ano após ano, inclui para além do desafio às tunas, a participação em festivais, o apoio a artistas e a descoberta de novos talentos. A primeira edição do #TRAJAAALEGRIA realizou-se em 2021 e teve como vencedora a Javardémica – Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (https://www.youtube.com/watch?v=-12RQlC3C8M). Conseguirão manter-se no pódio em 2023? Regulamento do passatempo disponível aqui

O Clube do Vinho do Torre de Palma Wine Hotel convida Howard’s Folly para a primeira edição de 2023 

O XXIV Clube do Vinho chega já no próximo dia 28 de janeiro ao Torre de Palma Wine Hotel, com um convidado muito especial: Howard’s Folly, um produtor de vinho português estabelecido em 2002 na histórica cidade alentejana de Estremoz. Com o objetivo de promover este produtor da região, fundado pelo empresário de Yorkshire Howard Bilton, o Torre de Palma Wine Hotel convidou o enólogo Pedro Furriel do Howard’s Folly para orientar uma prova de vinhos, seguida de um jantar vínico orquestrado a quatro mãos, pelo chef Hugo Bernardo, do Howard’s Folly, e pelo chef Miguel Laffan, do Torre de Palma. 

«É para nós um imenso prazer iniciar o ano de 2023 do Clube do Vinho com a excelência e a irreverência da Howard’s Folly. Temos a certeza de que será uma noite memorável», antecipa Luísa Rebelo, diretora-geral do Torre de Palma Wine Hotel. 

Assim, a Prova de Vinhos com Pedro Furriel está marcada para as 18h, com entrada gratuita mediante inscrição prévia, enquanto o Jantar Vínico proposto pelos chefs Hugo Bernardo e Miguel Laffan está previsto para as 20h e tem o custo de 80€ por pessoa, com harmonização de vinhos. 

Recorde-se que o Clube do Vinho do Torre de Palma Wine Hotel tem o objetivo de dar a conhecer o que de melhor se faz no Alentejo. Integrado no ambiente histórico e de tradição deste projeto familiar com origens no século XIV, ganha um sabor especial na Adega, na Sala das Barricas e na Sala de Provas, três espaços dedicados à paixão que faz parte da identidade de Torre de Palma: a produção de vinho e o enoturismo. 

Mais informações e reservas:

E-mail: reservas@torredepalma.com

Telefone: 245 038 890

https://www.torredepalma.com/ofertas/howards-folly-meets-torre-de-palma/607/

O Clube do Vinho do Torre de Palma Wine Hotel visa dar a conhecer o que de melhor se faz no Alentejo, assumindo-se como um espaço de apresentação, prova e convívio que, integrado no ambiente histórico e de tradição deste projeto familiar com origens no século XIV, ganha um sabor especial na Adega, na Sala das Barricas e na Sala de Provas, três espaços dedicados a esta paixão que faz parte da identidade de Torre de Palma – a produção de vinho e o enoturismo.

Programa

Howard’s Folly meets Torre de Palma

Torre de Palma Wine Hotel, 28 de janeiro

18h00 – Prova de Vinhos HF com o enólogo Pedro Furriel

20h00 – Jantar vínico com o Chef Miguel Laffan e o Chef Hugo Bernardo no restaurante Palma

Mais informações e reservas:

E-mail: reservas@torredepalma.com

Telefone: 245 038 890

WhatsApp: 936 004 264

https://www.torredepalma.com/ofertas/howards-folly-meets-torre-de-palma/607/

Mind The Glass celebra o Dia Internacional do Vinho do Porto com uma semana muito especial

Com o Dia Internacional do Vinho do Porto a aproximar-se, a 27 de janeiro, o Mind the Glass decidiu celebrar aquele que é um importante património nacional e o pilar da tradição vitivínicola do Douro durante uma semana. Assim, de 24 a 28 de janeiro, este bistrot-shop-bar, situado na Praça de Gomes Teixeira, no Porto, homenageia o Vinho do Porto, celebrando-o com preços especiais e com várias atividades. Assim, pode contar com:

  • Uma carta especial de Vinhos do Porto, que pode consumir a copo, comprar a garrafa para consumir no espaço ou passar na garrafeira e levar os exemplares que quiser para casa, tudo a preços especiais;
  • Uma carta de cocktails com Vinho do Porto, exclusiva para esta celebração, em que constam o Porto Negroni, o CosmoPorto e o Canario.

Arrisque e peça a opinião ao sommelier João Lourenço e harmonize uma das deliciosas sobremesas que o espaço oferece com um dos muitos Vinhos do Porto à escolha.Depois, mesmo no Dia Internacional do Vinho do Porto, sexta-feira, 27 de janeiro, o Mind the Glass organiza ainda uma Conversa, às 17h, que anda à volta da história do Vinho do Porto; uma Prova Comentada, às 18h, com João Roseira, da Quinta do Infantado, que conduz esta prova «Ruby vs Tawny»; e um Jantar Vínico, com harmonizações pensadas para celebrar este dia tão especial.

Pode ver a Carta Especial de Vinhos do Porto e o Menu do Jantar Vínico aqui: https://menus.mindtheglass.pt/

As inscrições para qualquer destas atividades podem ser feitas para o email reservas@mindtheglass.pt ou para o telemóvel: 913 093 932.

Grupo Gran Cruz é agora Granvinhos e aposta em novas aquisições

Ano novo, denominação nova para o Grupo Gran Cruz que, desde o dia 1 de janeiro deste ano, passou a designar-se Granvinhos. Tal deve-se ao processo de fusão que incorpora as empresas C. da Silva e Companhia União dos Vinhos do Porto e Madeira na agora Granvinhos. Uma estratégia que visa dar resposta aos novos desafios e às crescentes necessidades do grupo, em que todas as atividades de produção e de comercialização de vinhos, bem como de distribuição de bebidas espirituosas de La Martiniquaise em Portugal passam a estar concentradas no Granvinhos. 

Uma alteração que não afeta, porém, as designações comerciais das marcas já existentes e de maior destaque que fazem parte das empresas que se fundiram: Porto Cruz, Porto Dalva, Porto Presidential e C. da Silva mantêm assim os seus nomes no mercado.

2023 é um ano de novos arranques para o grupo Granvinhos, que além desta nova designação tem outras novidades. A Granvinhos passou a deter também o controlo acionista da empresa Vicente Faria Vinhos, S.A., através da aquisição de 60% do capital social daquela sociedade – que é a segunda maior empresa exportadora de Vinho do Douro. Uma aquisição que traz à Granvinhos um peso ainda mais significativo na comercialização de vinhos do Douro, além da diversificação da sua ação a outras regiões, passando assim a comercializar Vinho Verde e Vinho de Lisboa, num total de mais de 4 milhões de garrafas por ano. A Granvinhos adquiriu, ainda, às Caves Borlido, a marca tradicional portuguesa Albergaria, criada em 1972, e que comercializa dois dos licores portugueses mais populares no mercado nacional: o Licor de Amêndoa Amarga e o Licor de Ginja, com vendas superiores a um milhão de garrafas por ano.

Na forja está ainda a construção de uma moderna adega, eficiente e sustentável, na Quinta do Cedro, no Rodo, em Peso da Régua. Trata-se de um centro de vinificação dotado de capacidade para vinificar mais de 8.000 toneladas de uva, com tecnologia adaptada à produção quer de vinho do Douro, quer de vinho do Porto. O projeto pretende ainda dar resposta ao referencial de sustentabilidade ambiental, económico e social, com que a empresa se quer comprometer. Esta adega insere-se na Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial “Vine and Wine Portugal”, que a Granvinhos lidera no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência português (PRR).