Enoturismo com reserva obrigatória
Para visitar a Quinta do Bomfim, no Douro, é preciso reservar antes. Tudo em nome da saúde e segurança dos colaboradores e visitantes.
Uma das mais conhecidas propriedades do Douro, a Quinta do Bomfim, pertencente à família Symington, reabriu as suas portas. Mas, sem a solução ainda à vista para o fim da pandemia, o enoturismo tomou diversas medidas que cumprem os requisitos das linhas orientadoras da Direção Nacional de Saúde, de forma a garantir a saúde e a segurança dos seus visitantes. Assim, as visitas guiadas têm de ser previamente reservadas e é praticado o distanciamento social enquanto visitam a propriedade e os diversos espaços do edifício.
O passeio começa num pequeno museu que conta a história da propriedade, da família e dos vinhos. Uma coleção de fotografias do início do século XX do Douro, bem como documentos que registam a história da Quinta e da região. Os visitantes podem optar entre três passeios pelas vinhas que proporcionam excelentes vistas sobre as vinhas das montanhas plantadas em socalcos de pedra trabalhados à mão nos séculos XVIII e XIX.
A visita inclui a antiga cave construída em 1896. Esta adega é usada há mais de cem anos para armazenar os vinhos do Porto antes do seu transporte pelo rio em direção a Vila Nova de Gaia. No final da visita, os vinhos do Porto e Douro DOC, de produção familiar, podem ser degustados no terraço, com vista sobre o Rio Douro e as vinhas circundantes.
Os visitantes que se deslocam de carro têm estacionamento no local, enquanto que os que optam pelo comboio têm de fazer uma caminhada de cinco minutos até à Quinta. A marina fluvial do Pinhão fica a dez minutos a pé.
Para quem ainda não se arrisca a sair de casa, a Quinta do Bomfim manteve ainda a possibilidade de realizar provas guiadas on-line. Basta reservar a experiência através do site e o pack de vinhos é enviado para casa do cliente. A prova on-line inclui também um voucher de oferta de uma visita guiada com prova para duas pessoas, para usufruir quando o visitante se aventurar a visitar a quinta pessoalmente.
A Quinta do Bomfim é o local de origem dos mais famosos Vinhos do Porto do século XXI: o Porto Vintage 2007 da Dow’s, o único Porto Vintage deste século a receber 100 pontos da Wine Spectator, bem como o Vintage Port da Dow’s de 2011 que foi premiado com o N° 1 Wine in the World em 2014 pela mesma publicação.