Regenerative Wine Fest regressa em 2025 com mais sustentabilidade e novos protagonistas

A segunda edição do Regenerative Wine Fest já tem data marcada: 31 de maio de 2025. O evento, idealizado por Luís Serrano Mira, proprietário da Herdade das Servas, e Renato Neves, diretor de viticultura e enologia, regressa a Estremoz com uma abordagem ainda mais abrangente à viticultura regenerativa e práticas sustentáveis.

O sucesso da primeira edição, realizada em 2023, motivou a antecipação no calendário – de setembro para maio –, permitindo que os participantes desfrutem da paisagem e do trabalho nas vinhas num período de maior exuberância. «Queremos que este seja um momento de celebração da sustentabilidade e da inovação no setor», afirmou Luís Serrano Mira.

A edição de 2025 promete novidades, com novos produtores e produtos alimentares regenerativos a integrarem o programa. Até à data, as atualizações serão divulgadas no site oficial do evento (www.regenerativewinefest.pt) e na recém-criada conta de Instagram (@regenerativewine.fest).

O Regenerative Wine Fest estreou-se este ano com a participação de oito produtores de várias regiões – desde a anfitriã Herdade das Servas até à Quinta da Covela, nos Vinhos Verdes – e com uma mostra de cerca de 30 vinhos. Cerca de 130 participantes, entre viticólogos, enólogos e entusiastas, marcaram presença num evento que combinou momentos de descontração com sessões de partilha de conhecimento, incluindo quatro talks conduzidas pelo jornalista e curador Edgardo Pacheco.

O propósito do festival foi claro: promover a literacia sobre práticas agrícolas regenerativas, explorar o seu impacto na criação de vinhos únicos e destacar o papel destas práticas na preservação dos ecossistemas.

O Regenerative Wine Fest reforça-se como um evento de referência, posicionando-se no cruzamento entre vitivinicultura e sustentabilidade. Com uma abordagem que alia inovação, práticas agrícolas de excelência e compromisso com o ambiente, o festival prepara-se para dar novos passos em 2025, inspirando produtores e consumidores a aderirem a este movimento regenerativo.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.