UM DIA HISTÓRICO PARA O ENOTURISMO

Ontem foi um dia histórico para o Enoturismo. A APENO, em colaboração com a ABREU Advogados, promoveu o primeiro debate público sobre a falta de enquadramento legal e fiscal do sector do Enoturismo, com quem de direito. No painel, moderado por Margarida Vaqueiro Lopes , da revista Exame, estiveram Luís Souto (Vice-Presidente da APENO), António Mendonça Mendes (que à hora deste evento estava a deixar a pasta dos Assuntos Fiscais para assumir o cargo de ministro-Adjunto do primeiro-ministro), e António Abrantes (Secretário Geral da Confederação do Turismo de Portugal) e Alexandre Mestre (Co-Responsável do sector Agro-Alimentar da Abreu Advogados).   

Os problemas, identificados desde a fundação da associação, passam não só pelo Enquadramento fiscal e legal do Enoturismo, como pela própria definição de Enoturismo, já que existem várias e nenhuma delas está actualizada. Assim, a APENO já lançou a sua própria definição, que considera a mais exacta e objectiva: «Enoturismo é uma agregação de atividades turísticas que se centram na experiência motivada pela apreciação dos vinhos, associado às tradições e cultura local, seja em ambiente rural ou urbano».

Depois, trabalhar para quantificar o sector é urgente, para saber o que realmente vale. Todos os intervenientes do debate viram com bons olhos essa mesma quantificação, tendo o secretário Geral afirmado que é «…necessário começar a esquematizar toda esta atividade, eventualmente junto do INE (Instituto Nacional de Estatística), para promover a criação de um CAE (Código de Atividade Económica)…».

Assim, a APENO já tem preparado um dossier proposta para apresentar ao INE, de forma a conseguir enquadrar o Enoturismo que, como disse e bem o Secretário de Estado «tem uma grande importância estratégica para o país».

A APENO vai continuar aqui, e sempre em frente, num compromisso sério de organizar o sector.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.