Sandra Tavares é uma das melhores enólogas mundiais

Sandra Tavares da Silva, fundadora e enóloga da Wine&Soul (no Douro) e da Quinta de Chocapalha (Lisboa), acaba de ser eleita como uma das melhores enólogas a nível mundial pela reconhecida crítica e jornalista, Jancis Robinson, no Financial Times. Num artigo publicado recentemente no jornal norte-americano, intitulado ‘Women and Wine – a tipping point’,  Jancis Robinson identifica a lista de enólogas que admira. 

Neste artigo, a crítica fala sobre a elevada sensibilidade comprovada que as mulheres têm na degustação de vinho. Sensibilidade essa que afeta as minúcias das suas decisões no processo de vinificação. «É um enorme orgulho para mim e simboliza toda a dedicação e paixão que entrego a cada projeto. É um mote de motivação para procurar fazer sempre mais e melhor. Fiquei agradavelmente surpreendida por encontrar o meu nome entre outras mulheres enólogas que, tal como eu, têm deixado a sua marca distintiva no mundo dos vinhos», afirma Sandra Tavares.  

Sandra é enóloga e proprietária da Wine&Soul, que fundou em 2001 com o seu marido Jorge Serôdio Borges. Fundada pelo casal de enólogos, a Wine & Soul tem elaborado alguns dos vinhos de maior reconhecimento no Douro. O conhecimento e íntima ligação a cada parcela, aliados à paixão e entrega total de Sandra e Jorge, têm permitido atingir patamares de qualidade únicos e de reconhecimento internacional.  Todos os vinhos produzidos pela Wine & Soul têm uma intervenção mínima durante a vinificação, sendo o seu terroir único a determinar a expressão de cada vinho. Sandra Tavares é também enóloga do projeto da sua família, a Quinta de Chocapalha, em Alenquer. 

Já este ano, a critica Jancis Robinson destacou a Wine&Soul e os seus vinhos, atribuindo uma elevada pontuação no artigo ‘Where Portugal is now – second edition’, no seu site. Nesta edição, onde foram provados mais de 140 vinhos portugueses, o vinho Wine&Soul que obteve a maior pontuação, através da Master of Wine Julia Harding foi o Pintas 2017, com 18 pontos, numa escala de 0 a 20. De seguida, os vinhos Quinta da Manoella Vinhas Velhas 2017 e o Guru Branco 2018 obtiveram uma classificação de 17,5 pontos. Com 17 pontos, está o Pintas Character 2017 e os vinhos Manoella Tinto 2017, Manoella Branco 2019 e Manoella Rosé 2019 receberam a pontuação de 16,5.