PRÉMIO NACIONAL DE ENOTURISMO 2024 COM NOVA CATEGORIA
A APENO lançou uma nova categoria que vem inovar o conceito de Enoturismo. As empresas do sector sediadas em ambiente urbano agora também serão premiadas.
É já no dia 24 de Maio que se realiza a terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo (PNE) promovido Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO). Na medida em que o conceito de Enoturismo da Carta Europeia se revela desatualizado, a APENO assume a vanguarda ao redefinir o conceito, incluindo o emergente Enoturismo Urbano. Este conceito abrange não apenas as adegas (que podem estar inseridas em ambiente urbano), mas também estabelecimentos urbanos como garrafeiras, wine bars, hotéis e restaurantes que, ao proporcionarem experiências enogastronómicas de qualidade, promovem o vinho e sua história. «O conceito de Enoturismo da Carta Europeia de Enoturismo, que nem sequer é oficial, está completamente desactualizado, pois só considera as empresas de enoturismo em ambiente rural. Há muito que o Enoturismo existe também em ambiente urbano em cidades, vilas ou mesmo aldeias, criando uma dinâmica muito interessante que apoia a evolução do sector», explica a presidente executiva da APENO, Maria João de Almeida.
A Primeira edição do PNE decorreu em 2022 em Lisboa, e em 2023 realizou-se no Redondo. O próximo local será revelado brevemente, no dia 31 de Janeiro, no ‘2º Encontro dos Profissionais de Enoturismo’, na Universidade Europeia, em Lisboa. «Não posso revelar ainda onde será o evento do Prémio Nacional de Enoturismo, mas posso adiantar que este ano irá abrilhantar um destino diferente. Sempre que possível, queremos continuar a viajar pelo país, a descentralizar e a dar oportunidades a outros locais de receberem este evento que já é a maior referência do sector a nível nacional’», rematou Maria João de Almeida.
O Prémio Nacional de enoturismo foi criado com o objetivo de promover, incentivar e distinguir os melhores projetos do setor do Enoturismo. Nesta terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo pretende-se premiar os negócios/projetos portugueses que se distingam como casos de sucesso. Assim, além do Prémio de Melhor Enoturismo Urbano, as restantes categorias são as de Melhor Hospitalidade, Melhor inovação e Tecnologia, Melhor Arte e Cultura, Melhor Loja, Melhor Projeto Sustentável, Melhor Projeto Inclusivo, Melhor Empresa de Turismo, Melhor Sala de Provas, Melhor Sommelier, Melhor Chefe de Cozinha, Melhor Restaurante, Melhor Estadia, Melhor Profissional e Melhor enoturismo de Portugal.
Mais informações e inscrições no link https://enoturismodeportugal.pt/premio-nacional-de-enoturismo-2024/
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!