Paço de Teixeiró lança três novos vinhos verdes para refrescar o seu verão
Localizado na sub-região de Baião, região dos Vinhos Verdes, reconhecida como o berço da casta Avesso, o Paço de Teixeiró lança três novos vinhos no mercado, bem a tempo de refrescar este verão. Num terroir único de solos xistosos, localizado nos contrafortes da Serra do Marão, o Paço de Teixeiró, que integra desde o final do ano passado o portefólio da WineStone, propõe assim três novos vinhos verdes, repletos de frescura e elegância: o Teixeiró Avesso 2023, o Teixeiró Alvarinho 2023 e o Teixeiró 2023, um blend que nasce das castas Avesso, Loureiro e Alvarinho.
É a casta rainha da sub-região de Baião que dá origem ao Teixeiró Avesso 2023, um monovarietal que apresenta aromas frutados e minerais. Caracterizado por um aroma fresco, que harmoniza com notas cítricas e nuances de frutas de caroço delicadas, este vinho, de cor verde citrina, evidencia uma harmonia entre a acidez e o corpo que o torna envolvente e incrivelmente persistente.
Já o Teixeiró Alvarinho 2023 é também um monovarietal, que representa a expressão única desta casta que, além de ser um símbolo da região, revela notas frescas, elegantes e convidativas. Com aromas delicados, que combinam notas de frutas de caroço com um toque cítrico de toranja e nuances tropicais, este é um vinho que se caracteriza por uma complexidade e volume na boca. O seu final é envolvente e fresco.
Por fim, o Teixeiró 2023 nasce da combinação das castas Avesso, Loureiro e Alvarinho e destaca-se pelo seu aroma fresco e frutado, com notas cítricas e florais. Na boca, revela um paladar leve e refrescante com um final persistente e levemente efervescente, proporcionando uma experiência sensorial única. Uma excelente companhia para os dias quentes que se avizinham.
Estas três novas referências surgem de um processo de vinificação cuidadosa, que inclui prensagem de uvas desengaçadas em prensa pneumática e fermentação em cubas de inox, com controlo de temperatura. Os estágios foram feitos em cubas de inox com battonage ligeira durante 4 meses. “Estes vinhos representam uma renovada aposta do Paço de Teixeiró. Três sugestões que acompanham e convidam a grandes momentos, neste caso, especialmente nos dias mais quentes”, destaca David Baverstock, Chairman Winemaker da WineStone.
Já Mafalda Bahia Machado, enóloga do Paço de Teixeiró, relembra “os pergaminhos desta casa na produção de vinhos verdes de excelência, reconhecida pela casta Avesso, mas que oferece condições únicas para produção de vinhos verdes diferenciados que certamente vão surpreender”.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!