Lavradores de Feitoria com programa de vindimas

Está aberta a época mais esperada do ano: as vindimas já começaram. No Douro, a Lavradores de Feitoria deu o pontapé de saída, ou melhor, de entrada das uvas na sua adega, a 17 de Agosto. Um arranque que garantiu que tudo esteja a postos para a vertente lúdico-didática, com o enoturismo a promover o programa ‘Vindimas na Lavradores de Feitoria 2023’ , já em vigor.  

A Lavradores de Feitoria tem várias quintas espalhadas pelas três sub-regiões do Douro, mas a sede, adega e enoturismo estão localizados na Quinta do Medronheiro, junto à Estrada Nacional 323, em Sabrosa. Assim, este volta a ser o local eleito para a realização deste programa de enoturismo. Sendo esta uma propriedade de 6,5 hectares de vinha em modo de produção biológica, apenas com castas brancas, a actividade de vindimas envolve o corte e apanha destas uvas, o que é raro, uma vez que, habitualmente, são feitos de corte e pisa e a pé de uvas tintas. É por isso que a realização das ‘Vindimas na Lavradores de Feitoria 2023’ tem uma duração circunscrita aos próximos dias de Agosto e ao dia 01 de Setembro.   

O carismático Eduardo Ferreira, responsável de enoturismo da Lavradores de Feitoria, é o host deste e dos demais programas, sendo que o de vindimas tem início com as boas-vindas ao encantado vale do Douro e uma breve explicação sobre a actividade em questão. A isto soma-se a entrega do material de vindima – tesoura e cesto – e a oferta de um chapéu de palha e de uma t-shirt, para que possam ir vestidos a rigor para a vinha, onde vão cortar e apanhar uvas. Seguem depois para uma visita guiada à adega, linha de engarrafamento, salas de barricas e de produto acabado, onde os vinhos repousam para o devido envelhecimento, guarda e histórico. Na adega, depois da zona de receção das uvas, uma paragem estratégica para prova de mostos e vinhos novos. Depois de muita história e algumas estórias, contadas por Eduardo Ferreira, um exímio porta-voz da Região Demarcada do Douro, a mais antiga do Mundo, é tempo de subir ao piso 1, para uma didática prova de três vinhos – da gama Terroir –, acompanhada de queijos e enchidos regionais. No final, é tempo de visitarem a loja e escolherem, se assim o desejarem, prolongar a experiência vínica da Lavradores de Feitoria até outras paragens, com a compra de vinhos – e também algum merchandising.  

A realização do programa ‘Vindimas na Lavradores de Feitoria 2023’ implica a participação de um número mínimo de quatro pessoas, com o valor de €100,00 cada, e mediante marcação prévia. De 21 de Agosto a 01 de Setembro, acontece de segunda a sexta-feira, com início às 10h00 e a duração estimada de 3h00.

Todos os que queiram visitar o Douro Vinhateiro, em especial a zona de Sabrosa, podem conhecer a Quinta do Medronheiro, assim como a história e os vinhos da Lavradores de Feitoria, através de vários programas de enoturismo. Ali a oferta é composta por visitas guiadas, a solo ou com prova de vinhos; provas comentadas; ou até uma experiência mais imersiva, onde pode ser ‘Enólogo por um dia’. Isto para além do programa de vindimas, apenas na sua época, e programas tailor made, com inclusão de refeições. O centro de visitas e a loja de vinhos da Lavradores de Feitoria estão abertos de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00. As visitas regulares acontecem de segunda a sexta-feira, às 11h00 e às 16h00. No caso do programa de vindimas, das visitas privadas e da experiência ‘Enólogo por um dia’, há flexibilidade de horário, sempre em função da disponibilidade. Para todos os programas solicita-se marcação prévia, de preferência com 48 horas de antecedência. A mesma deve ser feita – e confirmada – através do contacto de e-mail winetourism@lavradoresdefeitoria.pt ou do número de telemóvel 968 667 660.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.