Amorim lança vinhos Icónicos do Douro e do Dão na sua nova unidade de enoturismo

Duas quintas no Douro e no Dão, propriedade da família Amorim, apresentaram-se em simultâneo no lançamento de 6 dos seus vinhos icónicos, da colheita de 2019 e 2018. Na seleção de topo está o relançamento dos 2 Referência da vindima de 2018 da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, oriundos de uma vinha centenária e das primeiras parcelas de plantação monovarietal de Touriga Nacional e Tinta Roriz na região do Douro.

Os vinhos Referência estão entre as grandes novidades da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo para a segunda metade de 2021. Com dois novos rótulos assinados pelo premiado designer Eduardo Aires, os vinhos de pequena produção, 3900 garrafas cada, reforçam a origem das parcelas 28 e 29, nas quais decorreram o primeiro estudo para a plantação monovarietal na região do Douro. Entre 1979 e 1981, em conjunto com o Ministério da Agricultura Português, através do Centro de Estudos Vitivinícolas do Douro, escolheram-se na Quinta Nova as melhores exposições solares para o primeiro estudo de plantação de três castas separadamente: Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca. “Estes dois vinhos sempre foram muito especiais e assumem-se como uma Referência de cada casta no Douro. São, sem dúvida, grandes exemplares da história da região do Douro, e por isso tomámos a decisão de alongar o tempo de estágio em garrafa para 24 meses e que deveríamos explicar a história destas parcelas, únicas no Douro”, refere Luisa Amorim.

A magnífica Villae 1255 da Taboadella, o mais recente projeto no Dão da Amorim Family Estates no Dão, foi o lugar escolhido para a apresentação oficial dos vinhos icónicos das duas propriedades. A casa com o nome de Villae 1255, é uma habitação senhorial de 8 quartos, recuperada ao detalhe numa intervenção de Ana Vale, e convertida num alojamento muito especial, disponível apenas em regime de exclusividade.