Cockburn’s destaca-se nos prémios Harpers Design Awards 2021

Depois de terem sido lançados em Julho deste ano e de terem suscitado reações muito positivas, os três vinhos do Porto da gama Tails of the Unexpected (O Ruby Soho, o Tawny Eyes e o White Heights, da reconhecida casa de vinho do Porto Cockburn’s) foram premiados nos Harpers Design Awards 2021. Os importantes prémios, cujos vencedores foram anunciados durante o dia de ontem, destacaram a gama em duas categorias: ‘Best New Fortified’ (melhor na categoria vinhos generosos) e ‘Supreme Champion’ (vencedor absoluto de todas as categorias). 

«As pessoas compram com os olhos, e um design inteligente não só pode fornecer dicas sobre o que estará dentro de cada garrafa, como pode ainda transmitir mensagens claras que ajudam a preencher o espaço entre o produtor e o consumidor», afirmou Andrew Catchpole nos prémios Harpers Design Awards que se realizou no final do ano passado. Foi precisamente este um dos propósitos da Cockburn’s quando desenvolveu o packaging dos ‘Tails of the Unexpected’, recorrendo ao talento da agência de design: ‘Denomination’. 

Lançados com o intuito de celebrar a espontaneidade e a criatividade, estes três ‘inesperados’ fazem parte da estratégia da marca para atrair uma nova geração de consumidores ao vinho do Porto e de revigorar a imagem da categoria. A sua imagem faz jus a esta conceito e partiu de um briefing cuja premissa era tirar o vinho do Porto da sua zona de conforto, posicionando ainda o produto num patamar onde o cocktail e o espírito artesanal se tornassem apelativos. 

As ilustrações nos rótulos das garrafas e o próprio formato que faz lembrar um shaker de cocktail foram argumentos mais do que suficientes para convencer o painel de juízes do Harpers Design Awards 2021. O júri elogiou e sublinhou a aposta corajosa da marca bicentenária num setor que é, por vezes, encarado como um pouco conservador.