19|90 Premium Wines lança Segredo de Saturno 

A unidade responsável pela promoção dos vinhos premium do grupo Global Wines, acaba de lançar no mercado o Segredo de Saturno, um tinto exclusivo, vincadamente alentejano, que comporta uma história de secretismo e mistério. Originário da colheita excecional do ano de 2015, o Segredo de Saturno é a combinação de uvas escolhidas minuciosamente pela equipa de enologia sem nunca revelar as castas selecionadas, um blend singular que não se repetirá. 

«Este vinho é um segredo bem guardado pela nossa equipa de cinco enólogos. Mas o segredo não está só na forma, está também na perfeita combinação dos elementos do seu terroir: do solo xistoso, do microclima, das uvas e das práticas enológicas que, no seu conjunto, deram origem a um vinho excecional. Um vinho que vai ficar na história como um segredo que pode ser provado, mas que nunca será desvendado», revela Vítor Castanheira, administrador da 19|90 Premium Wines.

Depois da criteriosa seleção de uvas pelas mãos dos enólogos, o vinho fermentou 18 meses em barricas de carvalho francês (50% novas e 50% de segundo uso) e, posteriormente, realizou 48 meses de estágio em garrafa. O Segredo de Saturno é, definitivamente, um vinho que maturou com tempo, este tempo que no Alentejo se sente mais devagar. No nariz, resulta intenso, com distinta complexidade e um misto de notas frutadas e terciárias, apresentando, na boca, um sabor frutado, macio, bem estruturado, harmonioso e com distinta persistência. Ideal para degustar, com calma, num momento especial.

O Segredo de Saturno, com produção limitada de 5000 garrafas, tem um preço recomendado (PVP) de 60,00€, encontrando-se à venda nas melhores garrafeiras e espaços de restauração em Portugal e na loja online 1990.wine.

A Herdade Monte da Cal tem 100 hectares e é uma propriedade do grupo Global Wines localizada no concelho de Fronteira, na freguesia de São Saturnino, no Norte Alentejo. Rodeada pela tranquilidade da planície norte alentejana, a Herdade Monte da Cal tem plantadas as castas tintas Trincadeira, Syrah, Aragonês, Alicante Bouschet, Alfrocheiro e Touriga Nacional; e as brancas Antão Vaz, Viognier, Arinto e Alvarinho. A arquitetura e a decoração da herdade refletem as influências árabes, tão presentes na cultura alentejana.

A 19|90 Premium Wines é a divisão do grupo Global Wines que tem a seu cargo a comercialização e promoção dos vinhos single estate produzidos em Portugal que integram a oferta de marcas premium do grupo – Vinha do Contador, Casa de Santar, Encontro e Saturno. É também responsável pela gestão do enoturismo, que será uma das maiores áreas de investimento nos próximos anos.