PRÉMIO NACIONAL DE ENOTURISMO APENO-AGEAS 2026 a 29 DE MAIO DE 2026
A APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo, a única entidade em Portugal exclusivamente dedicada ao Enoturismo, anuncia a abertura oficial das candidaturas ao Prémio Nacional de Enoturismo.
Criado com o objetivo de promover, valorizar e distinguir os melhores projetos, profissionais e iniciativas de Enoturismo em Portugal, este prémio afirma-se como a principal distinção nacional do setor, reconhecendo a qualidade, inovação, sustentabilidade e hospitalidade dos projetos candidatos, em contexto rural e urbano.
O Prémio Nacional de Enoturismo pretende dar visibilidade a casos de sucesso que contribuem ativamente para o desenvolvimento do enoturismo português, reforçando a sua importância económica, cultural e turística a nível nacional e internacional.
Objetivo
O Prémio Nacional de enoturismo foi criado com o objetivo de promover, incentivar e distinguir os melhores projetos do setor do Enoturismo. Nesta quarta edição do Prémio Nacional de Enoturismo premiaram-se os negócios/projetos portugueses que se distingam como casos de sucesso.
Candidaturas
As candidaturas decorrem entre 1 de janeiro e 28 de fevereiro, de acordo com as normas definidas no regulamento oficial.
Basta enviar a candidatura para o email: apeno@enoturismodeportugal.pt
Regulamento
O Regulamento do Prémio Nacional de Enoturismo deve ser cuidadosamente consultado antes da submissão da candidatura, nomeadamente no que respeita às categorias, critérios de avaliação, elegibilidade e procedimentos.
Para consultar o regulamento do Prémio Nacional de Enoturismo 2026 basta descarregar o pdf.
Quem pode candidatar-se
Podem candidatar-se empresas, projetos e profissionais ligados direta ou indiretamente ao setor do Enoturismo, que desenvolvam a sua atividade em território nacional e que se enquadrem nas categorias a concurso.
Os associados da APENO, com quotas em dia, encontram-se automaticamente elegíveis, nos termos definidos no regulamento.
No entanto, quem não pertence à APENO também pode concorrer mediante o pagamento de 600 € + IVA.
Júri e Avaliação
As candidaturas serão avaliadas por um júri diversificado e independente, composto por jornalistas, entidades institucionais do vinho e do turismo, chefs de cozinha, sommeliers e associados da APENO, garantindo rigor, pluralidade e credibilidade ao processo de seleção.

