Órgãos Sociais
Os órgãos sociais da APENO são compostos por uma equipa de profissionais das mais diversas áreas (Financeira, Jurídica, Novas Tecnologias, Comunicação e Marketing) preparada para apoiar os enoturismos nacionais a dar respostas eficazes que contribuam para a evolução do sector.

Salvador Salazar Leite
Salvador Salazar Leite, economista com experiência na banca, tem um percurso transversal que passa pela área comercial, mercados financeiros, planeamento e Research onde colaborou na caracterização regional portuguesa e na internacionalização das empresas portuguesas com principal foco no sector agrícola e florestal. Atualmente integra o departamento de marketing e dinamização comercial de um dos principais bancos nacionais. A par da sua atividade profissional, é um apaixonado por vinhos e consultor financeiro de vários produtores e distribuidores. É detentor do nível II do WSET -Wine & Spirit Education Trust e um dos fundadores da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) onde é Vice-Presidente. Terá a seu cargo o apoio ao gabinete de serviços ao associado na área de Comunicação e Marketing e a bolsa de emprego de Enoturismo.

Luís Sá Souto
Luís Sá Souto é economista, tendo ao longo da sua carreira exercido funções de direcção financeira em diversas empresas. Foi também professor universitário e tem grande experiência associativa. Destaca-se a presidência da Direcção Sul da APM (Associação Portuguesa de Management) e o cargo de tesoureiro da Direcção Nacional da mesma instituição. Foi também consultor da APAF (Associação Portuguesa de Analistas Financeiros); da APG (Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas); e da AEP (Associação Empresarial Portuense), entre outras. É consultor financeiro de diversas empresas nacionais e internacionais. É um dos fundadores da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) onde é Vice-Presidente e um dos responsáveis pela gestão da associação.

Alexandre Mestre
Advogado e Doutor em Direito, é Professor Auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa e Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Autor de diversos livros e artigos científicos, sobretudo nas áreas do Direito do Desporto e do Olimpismo, sendo igualmente formador na The Football Business Academy.
Integra o UEFA Compliance and Governance Committee e é membro da Aquatics Integrity Unit da World Aquatics, tendo desempenhado anteriormente o cargo de Secretário de Estado do Desporto e Juventude.
No setor do vinho, possui formação especializada, sendo titular dos diplomas WSET Nível 1 e 2 em Vinhos e WSET Nível 2 em Destilados, bem como da 11.ª edição do Curso Profissional AEP – Nível 1, pela Associação dos Escanções de Portugal. Membro da Associação Internacional do Direito do Vinho e da Vinha.
Atualmente, exerce as funções de Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo

Luís Miguel Viana
Luís Miguel Viana é ex-jornalista, enófilo, formado em Filosofia pela Faculdade de Letras de Coimbra e actual partner na agência de comunicação Valor de Fundo, em Lisboa. Do seu vasto curriculum consta a passagem por alguns dos mais reconhecidos meios de comunicação nacionais, o que muito contribuiu para a sua vasta experiência nas mais diversas áreas. Foi Sub-Director e Redactor Principal do Jornal Público, Sub-Director do Diário Económico, Redactor Principal do Diário de Notícias e Director de informação da Agência Lusa. É um apaixonado por vinhos, conhecedor e provador, amigo da boa mesa e um enoturista convicto. Na APENO, Luís Miguel Viana ocupa o cargo de Secretário da Assembleia Geral.

Filipa Moroso
Para Filipa Moroso, a escrita e a comunicação sempre foram um alimento para a alma. Com apenas 22 anos, começou a trabalhar no semanário Expresso, onde ficou por mais de uma década, seguindo-se o semanário SOL, onde permaneceu por mais nove anos e onde assumiu o cargo de coordenação editorial; até que a assessoria e a consultoria de comunicação fizeram com que fechasse de vez o livro do jornalismo. Na área de Branded Content do Observador, voltou a assumir a coordenação editorial de uma equipa responsável pela comunicação digital dos mais diversos clientes - como a Sonae, EDP ou NOS – e, mais recentemente, entrou no mundo dos livros, através da reconhecida Penguin Random House, uma aventura que a fez desenhar a comunicação de diversos eventos literários na The Book Company. Hoje, assume um dos maiores desafios da sua vida: a direção de comunicação da APENO e, com isso, quer promover dois dos melhores setores de atividade do nosso país: o Vinho e o Turismo. De mãos dadas com os nossos associados, vamos construir as bases do Enoturismo mas também comunicar eficazmente o setor para sermos uma referência a nível mundial.

Rui Menezes
Rui Menezes é contabilista certificado, com uma carteira de clientes empresariais que desenvolvem as suas actividades nas mais diversas áreas de negócio. É, ainda, formador e consultor na área da Contabilidade, Gestão Financeira, Fiscalidade e Recuperação de Empresas, tendo integrado equipas multidisciplinares de formação/consultoria no âmbito de programas de apoio às PME ́s, no continente (Academia PME -IAPMEI, POPH e QREN) e nos Açores (InsightGEST e InPME-Turismo). Foi Director Financeiro de uma empresa cuja área de actividade se insere na construção e exploração de empreendimentos imobiliários no Porto e em Vilamoura, e de uma empresa de cosméticos líder de mercado em Portugal. É um dos fundadores da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020) onde é Presidente do Conselho Fiscal.

Adelino Abrantes
Com uma vasta experiência comercial na área editorial, Adelino Abrantes é um apaixonado por livros e vinhos. Ingressou em 1992 na Porto Editora, onde fez parte da equipa de vendas mas, passados sete anos, o seu entusiasmo e dinamismo levaram-no a aceitar outros desafios. Com bagagem acumulada passou depois por outras editoras, entre as quais a ‘Temas e Debates’ e a ‘QuidNovi’, sempre na área comercial. Em 2005 ingressa finalmente na Penguin Group UK, uma das mais reputadas editoras britânicas de livros, pertencente à Penguin Random House, onde é um dos responsáveis pelo departamento de vendas internacionais, cargo que continua a manter.
Sendo um grande apreciador de vinhos, especialmente os da região do Dão, onde tem as suas raízes familiares, foi com grande entusiasmo que, desde Janeiro de 2022, integra também a equipa Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO), como Consultor Comercial. O seu papel passa por desenvolver a área editorial da APENO, que inclui a dinamização da área de livros do Clube do Enoturismo e a criação do Guia de Enoturismo.

Paulo Meneses Osório
Licenciado em Engenharia Agronómica pelo ISA (Instituto Superior de Agronomia) com especialidade de Economia Agrária e Sociologia Rural e um MBA em Business Administration na European University Brussels. Foi representante em Bruxelas dos Agricultores Portugueses via CAP (Confederação dos agricultores de Portugal) na Comunidade Europeia.
Já em Portugal, foi fundador e administrador delegado da Lavradores de Feitoria, no Douro; foi ainda director de Marketing e Vendas nas Caves Vale do Rodo; e Vice-Presidente do IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto) com direito a louvor público.
Em 2012 fez uma PG em Gestão e Administração Pública no INA (Instituto Nacional de Administração) e, mais recentemente, foi administrador da Porto Réccua e responsável pelo Departamento de Marketing, Vendas e Enoturismo. Hoje, é consultor de Marketing, Estratégia de Exportação e Projetos agrícolas e florestais; e participa em conferências e seminários em Universidades, Congressos e Cursos de Formação Profissional.
Apoio Executivo

Matilde Fragata Elias
A Matilde Fragata Elias é licenciada em Turismo e Gestão Hoteleira pela Universidade Europeia, com um percurso académico orientado para a valorização do turismo, da experiência do visitante e da comunicação estratégica. Tem especial interesse em marketing digital, organização de eventos e promoção territorial, áreas onde desenvolve trabalho focado na divulgação do enoturismo nacional. Com um perfil organizado, metódico e orientado para resultados, contribui para o reforço da visibilidade dos associados e para o desenvolvimento de iniciativas que ligam o vinho, o território e a experiência turística.

Vanda Lança Alves
É engenheira Biomédica, mas o mundo do vinho falou mais alto. O nível I do Curso Profissional de Escanções e a Pós-Graduação em Wine Business deram-lhe as competências técnicas e de gestão no sector do vinho, tendo trabalhado em diversas empresas da área ligadas à produção e à comercialização de vinho, onde adquiriu grande parte da sua experiência. No entanto, pelo caminho, aprofundou os seus conhecimentos e apaixonou-se pelo mundo do Enoturismo, alterando assim o seu percurso profissional para este sector.
Hoje é Diretora de Relações Públicas da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO).
O seu espírito de iniciativa e de equipa, a sua criatividade, organização e disciplina facilitam-lhe a capacidade de comunicar com os associados, para quem trabalha incansavelmente. Sempre em busca de melhorar e adaptar-se a diferentes desafios, é também na área dos eventos que mostra a sua garra.


