QUESTÕES FREQUENTES
QUAL É O OBJETIVO DA APENO?
É objetivo primordial da APENO a definição e o reconhecimento do Enoturismo como um setor económico específico, o que culminará na criação de uma sub-CAE e um CIRS.
QUAIS AS VANTAGENS DE PERTENCER À APENO?
Com a formalização do setor a APENO negociará com os Parceiros Sociais nas diversas áreas: na concertação social, na área do emprego, do investimento, fiscal, formação e certificação. A APENO dispõe ainda de programas formativos na área do Enoturismo, Gabinetes de Serviços e ofertas exclusivas (visibilidade, divulgação, promoção e salvaguarda)
QUAIS SÃO OS GABINETES DE SERVIÇOS?
Os Associados APENO podem beneficiar de serviços de aconselhamento gratuitos de apoio aos seus negócios de Enoturismo em diversas áreas, bem como acesso a descontos nos serviços prestados pelos seguintes Gabinetes de Serviços:
• Gabinete de Assessoria Técnica.
• Gabinete de Comunicação.
• Gabinete de Consultoria Jurídica.
• Gabinete de Emprego.
• Gabinete Editorial.
QUAIS AS EMPRESAS | PESSOAS QUE SE PODEM ASSOCIAR?
Todas as Empresas | Profissionais Liberais que se enquadram na definição de Enoturismo da APENO, como por exemplo:
• Produtores de vinho e acessórios.
• Prestadores de serviços relacionados com vinho.
• Agentes e operadores turísticos.
• Restauração e hotelaria.
QUEM PODE SER PARCEIRO DA APENO?
Os Parceiros Institucionais da APENO são instituições, nacionais e internacionais, e empresas, incluindo prestadores de serviços da nossa maior confiança, que apoiam a APENO através de condições vantajosas direcionadas aos Associados. Parcerias já estabelecidas: Abreu Advogados; Abreu Viagens; Ageas Seguros; Alle Wine; Alug’Aqui; Asociacón Española Enoturismo; Biosphere; CRITEC; Gavinha | Agência de Comunicação; GraCal; Gifts4Wine; GWTO; Movimento Turismo Del Vino; Neoturis; Schott Zwiesel; Universidade Lusófona / ipluso; Wine In Moderation; WST Fair; Yonh Wine, entre outros.
COMO É FEITA A DIVULGAÇÃO DOS ASSOCIADOS?
Presença permanente online através das plataformas digitais da APENO:
Website: divulgação de notícias das atividades dos nossos associados.
Figurar na listagem online em formato aberto dos Associados APENO com os respectivos contactos.
Newsletter periódica com a divulgação dos programas de atividades de enoturismo dos associados.
Redes Sociais: Dinamização das redes sociais da APENO (Facebook; LinkedIn; Instagram e Twitter).
Participação nas redes sociais dinamizadas pela APENO.
Participação em eventos especiais onde a APENO divulga os associados aumentando a sua notoriedade. Exemplo: Prémio Nacional de Enoturismo; Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo e Fóruns Regionais de Enoturismo.
QUAL O VALOR DA JOIA?
Para formalizar a inscrição na Associação, é feito um pagamento da Joia de Inscrição no valor de 60€
QUAL O VALOR DA QUOTA ANUAL?
O valor da quota anual está dividido por três escalões. O critério para a atribuição do escalão e o correspondente valor da quota é o volume de Faturação/Prestação de Serviços de Enoturismo (Classe 71, 72). A revisão da quota é efetuada de dois em dois anos.
QUANDO É FEITO O PAGAMENTO DA QUOTA?
O pagamento da Quota Anual de associado é feito no ato da inscrição. Nos anos seguintes, o pagamento será feito no correspondente mês de inscrição.
SE ME ASSOCIAR A MEIO DO ANO, TENHO DESCONTO NO VALOR DA QUOTA?
O valor da quota anual é fixo. No caso de se inscrever a meio do ano, a quota do ano seguinte será paga no mesmo mês da inscrição. Exemplo: Inscrevendo-se em Março de 2023, pagará novamente quota em Março de 2024.
É POSSÍVEL PARCELAR O PAGAMENTO DA QUOTA?
O pagamento da Quota Anual de associado é feito numa única tranche, no mês de inscrição.
Para um conhecimento mais detalhado da nossa proposta enquanto Associação sugerimos uma visita ao nosso site institucional, nomeadamente https://enoturismodeportugal.pt/vantagens-dos-associados/