Visão
Concretizar o potencial de Portugal para o desenvolvimento sustentável do Enoturismo, de forma a posicionar-se como uma referência internacional.
Missão
Dar expressão ao Enoturismo em Portugal, envolvendo toda a cadeia de valor, afirmando-o como um sector de relevo na economia portuguesa e fomentando a sua internacionalização.
Definição de Enoturismo
Enoturismo é uma agregação de atividades turísticas que se centra na experiência motivada pela apreciação dos vinhos, associada às tradições e cultura locais, seja em ambiente rural ou urbano.
Uma estratégia para o Enoturismo de Portugal
- Criámos assim uma associação de Enoturismo que se pretende dinâmica, criativa e inovadora, e ao mesmo tempo inspiradora e uma referência a nível nacional e internacional.
- O Enoturista está no centro da construção da nossa estratégia. Mais do que um consumidor de vinhos, o Enoturista é alguém que se interessa pela produção, cultura e tradições locais. É através do Enoturismo que vai conhecer a riqueza turística de Portugal, contribuindo assim para as receitas do turismo nacional.
- A estratégia para o Enoturismo em Portugal assenta em 6 blocos fundamentais de acção que enquadram os seus Objectivos e Programa de Actividades.
Proximidade com o Associado
A APENO terá Representantes Regionais em todas as regiões do país, facilitando assim a comunicação entre a Associação e os seus Associados. Deste modo, através destes representantes, a APENO sentirá melhor os problemas do sector a nível local, podendo actuar com maior brevidade na sua resolução
Pretendemos:
- Ser a rede de partilha entre os Associados em que todos têm voz ativa e participam com ideias a bem do setor.
- Ser a defesa dos interesses do sector perante empresas privadas, assim como organismos públicos e o governo.
- Sermos uma voz institucional dinâmica e empreendedora que represente o enoturismo português em eventos nacionais e internacionais.

