

Subaquatic Wine Tourism Experience
Sines, 20 e 21 de junho de 2025 — Pela primeira vez em Portugal, um evento inteiramente dedicado ao enoturismo subaquático junta jornalistas, especialistas, produtores e investigadores, numa experiência sensorial e científica inédita. Organizado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e pela Câmara Municipal de Sines, com conceção e produção da APENO (Associação Portuguesa de Enoturismo), e com o apoio da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, este evento pioneiro lança o debate e a celebração de uma nova fronteira na produção e promoção de vinhos: o envelhecimento subaquático.
Durante dois dias, Sines e Porto Côvo é palco de mergulhos (Jornalistas nacionais e internacionais mergulham para pescar vinho envelhecido no mar), provas comparativas, refeições vínicas com vinhos subaquáticos e conferências com convidados reconhecidos de várias áreas, com o mar como denominador comum. Além das entidades oficiais e dos jornalistas, a programação conta ainda com a participação de produtores, professores universitários e sommeliers, numa agenda intensa que alia ciência, gastronomia, turismo e inovação.
Programa
DIA 1 10h00: Chegada ao Hotel Sea View, em Sines. 10h45: Transfer para mergulho. 11h00 - 13h00: Experiência de Mergulho 14h00: Almoço no Hotel Sea View 17h00: Prova Comentada no Hotel Sea View 20h00 - 22h00: Jantar de Autor no restaurante Alma Nómada, em Porto Côvo DIA 2 10h30: Palestra 'Segredos Submersos: O Enigma dos Vinhos Subaquáticos' 13h00: Almoço na Herdade da Bemposta 16h30: Regresso a Lisboa
Copie o programa completo e guarde-o nas notas do seu telemóvel para que o tenha sempre à māo.
Chegada ao Hotel Sea View, em Sines.
Transfer para mergulho.
Jornalistas nacionais e internacionais são convidados a mergulhar e a 'pescar' vinhos no mar, numa experiência de enoturismo diferenciadora liderada pelo Centro de Mergulho EcoAlga.
Com vinhos subaquáticos, claro.
Prova comparativa entre os vinhos que envelheceram em meio subaquático e os que ficaram em terra.
Prova orientada pelo Sommelier Rodolfo Tristão, e pela jornalista de vinhos e Presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo, Maria João de Almeida.
(Aberto ao público / inscrições limitadas )
Jantar preparado pelo Chef Marco Nascimento, acompanhado por uma seleção especial de vinhos subaquáticos, harmonizados em colaboração com o Sommelier Rodolfo Tristão.
(Aberto ao público / inscrições limitadas).
Nesta sessão, especialistas nacionais e internacionais irão tentar desvendar o comportamento dos vinhos envelhecidos em ambiente subaquático, discutindo as suas potencialidades e perspetivas para o futuro da enologia sustentável.
CONVIDADOS:
- Joaquim Parrinha
(Engenheiro Agrónomo e proprietário da Adega do Mar); - Jacinta Sobral
(Produtora Quinta da Serenada e representante da Associação dos Produtores da Costa Alentejana) Pedro Martinez
(CEO da Bodega Veronica em Múrcia / Espanha)Maria João Cabrita
(Professora Catedrática de Ciências Agrárias / Universidade de Évora)- Cristina Barrocas Dias
(Professora Catedrática de Química / Universidade de Évora)
Partilha de ideias com espaço para perguntas e respostas
Moderação: Maria João de Almeida
(Aberto ao público / inscrições limitadas)
Com vinhos subaquáticos, com especial destaque para produtos locais e do mar.
Regresso a Lisboa
Produtores










