Casa Ermelinda Freitas lança vinho ‘Destemido’ em homenagem ao pai
No dia em que Manuel João de Freitas Júnior completaria 97 anos, a filha, Leonor Freitas, prestou-lhe uma sentida homenagem com o lançamento do Destemido, o novo vinho topo de gama da Casa Ermelinda Freitas. A cerimónia decorreu este sábado em Fernando Pó, Palmela, e contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e dezenas de personalidades da cultura, política, economia e desporto.
Numa receção intimista, foram descerrados e benzidos os bustos de Manuel João e de D. Ermelinda Freitas. Emocionada, Leonor Freitas recordou o pai como “um homem com grande visão”, cuja memória merecia esta justiça simbólica. O evento culminou com a apresentação do Destemido, um vinho raro, com apenas 2025 garrafas, cujo preço deverá rondar os 700 euros.

A garrafa, desenhada pela artista Olga Noronha, é uma verdadeira peça de arte, apresentada numa caixa de madeira com referências à Península de Setúbal e à bicicleta com que o homenageado percorreu o país aos 20 anos. O vinho, criado pelo enólogo Jaime Quendera, resulta de uma seleção especial: 70% Castelão de vinha velha, 10% Cabernet Sauvignon, 10% Alicante Bouschet e 10% Syrah, com estágio em carvalho francês e americano.
Mais do que um tributo familiar, Leonor Freitas considera que este lançamento é também uma afirmação da região: “Está na hora de mostrarmos que também aqui se fazem vinhos ao nível – ou até superiores – aos grandes Châteaux de França. Só nos falta valorização e marketing”.
Com esta ousada aposta, a Casa Ermelinda Freitas eleva o nome da Península de Setúbal ao topo do panorama vínico nacional e internacional.